EVG Libras: alcançando as pessoas por meio da língua de sinais

Saiba mais sobre esse grupo que oferece interpretação simultânea durante as reuniões da igreja

Imagem de capa - EVG Libras: alcançando as pessoas por meio da língua de sinais

Você sabia que na Universal há o grupo EVG Libras? Os voluntários desse trabalho atuam durante as reuniões fazendo a tradução simultânea para a língua de sinais e também promovem ações de evangelização com deficientes auditivos.
Só o Templo de Salomão, localizado na capital paulista, recebe em média 20 pessoas com deficiência auditiva que participam da interpretação simultânea para Libras, durante os encontros de segunda-feira (às 18h30 e 22h), terça-feira (às 20h), quarta-feira (às 20h), quinta-feira (às 10h e 20h), sexta-feira (às 20h) e aos domingos (às 6h, 9h30 e 18h).
Para participar, basta se dirigir aos instrutores – que utilizam uma camiseta identificando o grupo EVG Libras – na entrada principal do Templo, antes das reuniões começarem.
Evangelizando em Libras
Confira, no vídeo abaixo, como são as evangelizações realizadas pelo grupo EVG Libras:


Curso EVG Libras
O grupo também oferece um curso de Libras – na Catedral do Brás, ao lado do Templo – para aqueles que desejam auxiliar nessa iniciativa.
“O curso funciona todo semestre. São duas turmas – uma aos sábados e outra aos domingos -, com evangelistas, membros que frequentam a igreja já algum tempo, obreiros e levitas. Ocorrem as aulas, os aprendizados e a prática para que os alunos possam se envolver ainda mais com a língua de sinais”, explica a instrutora Thuany Tercio.
Leia também: Acompanhe o conteúdo do Universal.org utilizando o software VLibras
Para ela, por meio dessa prática, é possível cumprir também o mandamento do Senhor Jesus de evangelizar as pessoas. “A importância é a de, primeiramente, salvar. Conseguir ir aos surdos que não vêm à igreja, que não sabem da interpretação simultânea que ocorre durante a semana. Ir atrás dos que estão sofrendo”, acrescenta a voluntária.
Um dos alunos, Geraldo da Silva, afirma que o curso foi um divisor de águas para o relacionamento entre ele e o filho, Maurício (foto ao lado, abraçando o pai durante uma das aulas), que é deficiente auditivo desde criança.
“A nossa comunicação, em casa, era bem básica. Porque a gente se comunicava do nosso jeito, não conhecendo Libras. Nós começamos a participar das reuniões no Templo de Salomão e, oportunamente, soubemos do curso. E no ano passado, o meu filho teve uma tentativa de suicídio – por causa de problemas que ele enfrentou na época – e os voluntários de Libras, do Templo de Salomão, visitaram ele no hospital, enquanto ele ficou internado, e deram todo o apoio. Em consequência, a gente começou a frequentar mais as reuniões na igreja. E o Maurício começou a participar também tanto do curso, quanto dos encontros. Eu também passei a frequentar o curso para aperfeiçoar o nosso relacionamento e para ganhar almas para Deus”, recorda-se Geraldo.
Ao todo, duzentas pessoas iniciaram o curso de Libras, no Templo de Salomão, e 66 já se formaram (foto ao lado dos voluntários durante a cerimônia de formatura).
Para quem deseja obter informações sobre o curso, é possível entrar em contato com a Central EVG pelo telefone (11) 2790-1146.
Interpretação simultânea
Além do Templo de Salomão, o grupo EVG Libras também está presente em outras localidades da capital paulista e Grande São Paulo (Catedral João Dias, Santo André, Osasco, Itaquera e Guarulhos) e no interior do estado (Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos e Sorocaba). Além dos demais estados brasileiros.
Para saber mais procure por informações junto ao coordenador do grupo EVG de sua igreja (veja o endereço mais próximo aqui, se preferir).

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Fotos: Reprodução