“Eu tinha prazer em ver sangue”

Conheça a história de um ex-criminoso que hoje ajuda menores infratores, em Fortaleza

Imagem de capa - “Eu tinha prazer em ver sangue”

No mês de setembro último, voluntários do grupo da Universal SEAS (grupo que presta auxílio a menores infratores em reclusão) promoveu uma partida de futebol entre jovens integrantes do Força Jovem Universal (FJU) e os internos da Unidade Centro Socioeducativo do Canindezinho, localizado em Fortaleza, estado do Ceará.

Há sete meses, a Universal desenvolve o trabalho evangelístico na unidade, onde realiza reuniões, semanalmente.

Mas o que mais chama atenção nesse evento esportivo não é a partida de futebol em si, mas o fato do time da FJU ser formado, na sua maioria, por ex-internos e aqueles que não são já estiveram envolvidos com o crime de alguma forma.

É o caso de Samuel Pereira dos Santos, de 22 anos (foto abaixo). Ele conta que aos 13 anos se envolveu na criminalidade e com drogas. Tornou-se dependente de maconha, lança-perfume, cocaína e álcool.

“Por conta de más influências entrei no mundo do tráfico e me tornei um indivíduo perigoso para a sociedade. Me envolvi com gangues de rua, tinha prazer em ver sangue”, recorda-se.

Samuel nunca foi preso, mas durante os três anos que permaneceu no mundo do crime, causou um enorme sofrimento à família e, sobretudo, a si próprio.

Felizmente, Samuel encontrou a saída para o seu sofrimento, ao chegar à Universal e ter um encontro com Deus: “Quando conheci Jesus, tudo mudou, e a minha vida foi transformada”.

Hoje, ele é pastor da Universal e, por meio da sua história de superação e transformação de vida, pode ajudar outros jovens que, assim como ele esteve um dia, encontram-se perdidos no submundo dos vícios e da criminalidade.

A parceria entre os voluntários do SEAS e do FJU, por meio dos Projetos Esportes e Atalaia, tem proporcionado um alcance ainda maior na evangelização desses menores infratores.

No último dia 6 de outubro, por exemplo, mais um evento esportivo foi realizado, dessa vez com os quinze jovens do Centro Socioeducativo CECAL (antiga FEBEM), também na capital cearense.

De acordo com o pastor Allyson Rocha Freitas, responsável pelo trabalho da Universal dentro das unidades da Superintendência Estadual de Atendimento Sócio Educativo (SEAS), no estado, em breve, a unidade ganhará um espaço destinado especialmente para as reuniões semanais que serão realizadas por ele.

Para mais informações sobre o trabalho da Universal nos centros socioeducativos em todo o Brasil, acesse aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Fotos: cedidas