Como atrair clientes com a ajuda de um plano de comunicação

Saber se comunicar com o público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer negócio

Imagem de capa - Como atrair clientes com a ajuda de um plano de comunicação

A comunicação é uma das partes mais importantes do negócio. Afinal, não adianta ter um bom produto, um preço justo e uma distribuição infalível se ninguém souber de tudo isso. Mas como fazer uma boa comunicação? Muitos empreendedores acreditam que basta criar uma página nas redes sociais e pronto. O problema está resolvido. Ledo engano, pois a comunicação vai muito além de postagens na internet.

Um dos erros mais comuns dos empreendedores é não traçar uma boa estratégia antes de partir para a ação. O alerta é de Luana Clara, jornalista e professora de comunicação estratégica. “Muitos empresários não avaliam como a comunicação pode agregar valor ao negócio. O ideal é ter um planejamento anual e alinhar a comunicação à essa estratégia”, ensina ela, que é fundadora da LaPresse Comunicação, agência que oferece soluções para startups e pequenas e médias empresas.

A especialista diz que o empreendedor precisa conhecer bem seu público-alvo para descobrir a melhor forma de se comunicar com ele. “Tem que entender o perfil do consumidor, os hábitos, as necessidades, que veículos de comunicação e redes sociais ele acessa. Se não conhecer o público, corre o risco de fazer uma comunicação para alguém que não compra dele”, detalha a professora.

Luana Clara afirma que o empreendedor também deve pensar na comunicação interna, feita com os colaboradores e fornecedores, e na comunicação realizada durante e depois da venda. “Comunicação não é só dizer ‘compre meu produto’ e pronto. É importante se comunicar bem com o funcionário, pois ele influencia na imagem da marca. O empreendedor ainda deve traçar um script de atendimento e responder ao consumidor de forma humanizada.” Confira ao lado outras dicas de comunicação para o sucesso de seu negócio.

Quer aprender a enfrentar as dificuldades do
mercado de trabalho e se tornar uma pessoa vencedora? Então, não perca o Congresso Para o Sucesso, que
acontece às segundas-feiras, no Templo de Salomão. Para encontrar uma Universal
mais próxima de você, acesse
localhost/enderecos.

Caso queira adquirir o livro “50 Tons Para o Sucesso”, que contém dicas
para a vida profissional e financeira, acesse o Arca Center,
clicando
aqui
.

imagem do author
Colaborador

Por Rê Campbell / Foto: Fotolia / Arte: Eder Santos