Catedral da Fé de Santo Amaro completou 19 anos de existência. Relembre como foi a inauguração

Reunião especial, em 1º de fevereiro de 1998, recebeu em um só dia mais de 25 mil pessoas

Imagem de capa - Catedral da Fé de Santo Amaro completou 19 anos de existência. Relembre como foi a inauguração

Há pouco mais de 19 anos, no dia 1º de fevereiro de 1998, era inaugurada a maior Catedral da Fé da Universal na ocasião, localizada no bairro de Santo Amaro, na avenida João Dias, 1.800, zona sul da capital paulista.

Neste dia, pela manhã e tarde, mais de 25 mil pessoas participaram das três reuniões realizadas, jamais esquecidas por quem vivenciou o momento histórico.

Muito tempo antes de a reunião da manhã começar, milhares de pessoas se dirigiam à avenida João Dias, cujo trânsito ficou bastante complicado na região e ruas adjacentes. Pessoas desciam a avenida a pé, chegavam em táxis, ônibus, mas não pense que tamanha multidão pelas ruas tirou a paz das pessoas, ao contrário, a alegria podia ser vista estampada no rosto de cada uma.

Para manter a segurança de todos, foi preciso uma ação especial da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Polícia Militar, que também contou até com a ajuda de um helicóptero.

Somente na reunião da manhã, realizada pelo Bispo Edir Macedo, líder e fundador da Universal, 12 mil pessoas ocuparam as dependências do novo templo, inclusive os estacionamentos, a frente e as entradas laterais.


“A Universal abre esta porta, através da ação do Espírito Santo, não para dizermos que temos uma catedral, não! Este espaço está aberto para as pessoas que querem se humilhar diante de Deus. Esta casa é, a partir de agora, um pronto-socorro para os acidentados espirituais e tudo o que tem sido impossível de você conquistar lá fora você vai encontrar aqui, na pessoa do Senhor Jesus. Basta se humilhar diante dEle”, anunciou o bispo, naquela manhã.

A inauguração

De fato, foi uma grande movimentação de fé jamais esquecida por quem participou e teve o privilégio de pisar nesta Igreja pela primeira vez, a exemplo da gerente comercial Heidi Dias Melo (foto abaixo), de 37 anos.

“Cheguei à Universal dois anos antes da inauguração da Catedral. Participar desta reunião em especial foi muito importante em minha vida. Tinha acabado de ser levantada a obreira e logo fui transferida para lá. Por muito anos, servi a Deus no Altar da João Dias, lugar inesquecível para mim. Lembro bem da expectativa para a inauguração, inclusive participei diretamente com um grupo grande de obreiros da organização do espaço, da limpeza, o qual muito me orgulho ter feito parte. Foi um dia, realmente, inesquecível”, relembra.

Já para a assistente de caravanas, Cynthia da Silva Damião (foto abaixo), de 31 anos, participar desta reunião foi fundamental em sua vida — e na de sua família —, e um divisor de águas no que diz respeito à vida espiritual de todos. Apesar de bem jovem — ela só tinha 12 anos na ocasião —, Cynthia participou com a família e, garante, foi um momento muito esperado por eles.

“Tínhamos acabado de conhecer a Universal, tudo era novo para nós, chegamos à Igreja em setembro de 1997, ali na Promotor, em Santo Amaro. A Catedral já estava sendo construída e não víamos a hora de ficar pronta. Neste dia da inauguração, o que mais me marcou foi a quantidade de pessoas que estavam lá em busca de conhecer a Deus. Eu estava em fase de libertação, pois a minha família e eu frequentávamos a casa dos encostos. Eu via vultos, ouvia vozes, tinha medo de morrer, dores de cabeça constantes, minha vida era um caos espiritual”, revela.

Tudo naquele dia foi especial para Cynthia: “A palavra dada pelo bispo Macedo nos encorajando, sem contar a felicidade que ele transmitia naquele dia: era contagiante; eu queria ter aquela mesma alegria, foi algo glorioso. E, assim, de lá para cá, permaneci firme na fé. Entrei para o grupo jovem da Igreja, onde encontrei obreiros e pessoas que me trataram com amor e muito ajudaram na minha libertação. No ano de 2002, fui levantada a obreira e até hoje estou aqui na João Dias, no mesmo lugar onde tudo começou”, conta, animada.

A Catedral João Dias, como é chamada até hoje, possui amplas instalações e uma estrutura arquitetônica que chama atenção pela grandiosidade e beleza.

As reuniões acontecem diariamente, em diversos horários e, hoje, o atual responsável pela sede é o bispo Júlio Freitas.

O projeto das Catedrais da Universal começou exatamente nessa época, com a inauguração da de São Paulo. Inúmeras foram as inaugurações no decorrer dos meses e anos subsequentes em todo o País e em diversas partes do mundo.

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares / Fotos: Reprodução da Internet, Demetrio Koch e Arquivo Pessoal