As pessoas que dão dicas de beleza podem realmente dar essas dicas?

Muitos sugerem tratamentos, mas nem sempre eles estão prontos para fazer isso

Imagem de capa - As pessoas que dão dicas de beleza podem realmente dar essas dicas?

O que você acha de permitir que dezenas de abelhas lhe ferroem para se livrar de pequenas cicatrizes e inflamações de pele? Absurdo? Pois a atriz Gwyneth Paltrow já fez isso e recomenda aos leitores de seu site.

“Fui picada por abelhas. É um tratamento de milhares de anos chamado apiterapia. As pessoas usam isso para se livrar da inflamação e cicatrizes. Na verdade, é realmente incrível se você pesquisar. Mas, cara, é doloroso”, contou Gwyneth ao jornal estadunidense The New York Times, em entrevista replicada em diversos sites.

Em entrevista ao site Insider, o vice-presidente do conselho da American Academy of Pain Management (Academia Americana de Gestão da Dor), doutor Clay Jackson, alerta que o problema nesse tipo de tratamento é que “muitas pessoas são alérgicas ao veneno de abelhas e também foram relatados efeitos colaterais, como acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos”. Ou seja: o tratamento recomendado pode ser letal.

Outro exemplo de “dica de beleza” reprovada pelos médicos, mas publicada no site da atriz é a limpeza de cólon. O “tratamento” consiste em disparar, através de um tubo, 15 galões de água diretamente no intestino. Isso limparia as toxinas, melhoraria a saúde e, consequentemente, a beleza da pessoa.

Um artigo publicado no Journal of Family Practice, entretanto, além de afirmar que não existe “estudos científicos embasados” sobre o tema, diz que essa prática pode causar cólica, enjoo perfuração intestinal e insuficiência renal. Inclusive existem casos documentados de morte.

Quem ganha com isso?

Em seu blog pessoal, a escritora Cristiane Cardoso, autora do best seller “A Mulher V”, nos lembra que as pessoas que estão servindo de exemplo no quesito beleza e as mensagens que essas pessoas passam para o público nem sempre são as melhores.

“Qual é a referência de aparência que você, mulher, deve ter? ”, questiona a escritora. “Nós temos aí várias revistas de moda, várias pessoas designers, pessoas famosas, televisão, a mídia, todo mundo tem uma opinião do que é bonito, do que é uma boa aparência”.

Entretanto, todas essas pessoas têm um objetivo claro: as indústrias da moda e de cosméticos visam o lucro. Seus modelos (atores, cantores, apresentadores) também. Enquanto eles lucram, o público é levado a se sentir mal em relação à própria aparência, tornando-se insatisfeito até que o procedimento de beleza indicado seja realizado.

“Mas por que você se sente mal por não ter cabelo de uma tal forma, por não ter as pernas de tal forma, por não ter uma certa cor? Por quê? Você já se perguntou? Por que a minha aparência me incomoda tanto? Quem ditou, quem determinou, onde está escrito que a mulher tem que ser assim, assim, assim, assado?. E se ela não for assim assim, assim, assado ela não é bonita? Quem foi essa pessoa? ”, interroga Cristiane Cardoso. “Por que na Palavra de Deus, o Criador, não diz isso.”

Mas a pessoa fica realmente feliz?

Você, nesse momento, pode perguntar: “Bom, o tratamento pode ser caro e perigoso, mas se deixa a pessoa feliz vale o risco”. Mas você já reparou que essas praticantes das mais diversas táticas de “embelezamento” nunca estão totalmente felizes com o próprio corpo? Você já percebeu que elas sempre querem fazer mais “uma coisinha” antes de se darem por satisfeitas?

Conforme explica Cristiane Cardoso, isso acontece porque a autoestima dessas pessoas se eleva quando realizam um procedimento estético, mas volta a cair logo depois, induzido pelas mesmas propagandas e reportagens de antes.

“Por que daqui a pouco tem uma outra coisinha aqui e ali e você nunca para de querer arrumar a sua aparência enquanto, na verdade, seu problema está aqui dentro. E para provar isso você pode ver N exemplos de mulheres lindas, maravilhosas, com o melhor corpo, maquiagem, dinheiro, tudo, e que são infelizes. Claro que elas não vão falar isso para você, mas você fica sabendo no dia seguinte, depois do suicídio, por exemplo. Depois segundo, terceiro, quarto divórcio. ”

É o caso da própria Gwyneth Paltrow, que se divorciou do cantor Chris Martin e declarou tristeza e arrependimento diversas vezes depois. Antes desse relacionamento, ela foi noiva de Brad Pitt e namorada de diversas celebridades, como Ben Affleck e Robert Sean Leonard.

Se em sua vida pessoal Gwyneth não consegue ser feliz, por que ela estaria apta a dar conselhos sobre isso para outras pessoas?

Como explica Cristiane, só há uma fonte de conselhos verdadeiramente confiável. Descubra qual é assistindo ao vídeo abaixo.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Reprodução Facebook @GwynethPaltrowOfficial