eb3c52f78ce3362254213324871c7984 Alerta aos pais: desafio divulgado na internet faz mais uma vítima - Universal.org

Alerta aos pais: desafio divulgado na internet faz mais uma vítima

Por Rafaella Rizzo / Foto: Reprodução - Thinkstock

Ser pai ou mãe é viver em constante alerta em prol da segurança dos filhos. Mas um inimigo quase invisível ainda é ignorado por muitos: a internet. Nesse campo minado, crianças e adolescentes são constantemente expostos a todo tipo de conteúdo que, se não contar com a supervisão de um responsável, pode causar sérios riscos aos jovens.

No início deste ano, uma menina de apenas 7 anos foi mais uma dessas vítimas. Ao realizar o “desafio do desodorante” (em que a pessoa inala o produto aerosol pelo maior tempo possível) a criança passou mal e sofreu uma parada cardíaca. Apesar de ter sido socorrida em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, onde morava, não resistiu e morreu.

Brincadeiras mortais

Esse é mais um entre dezenas de “desafios” divulgados online. A maioria é perigosa e pode levar à morte, como o desafio da cola (que consiste em colar narinas e boca, tapando os orifícios), congelar alguma parte do corpo espirrando desodorante aerosol e, acredite, o desafio do sabão, criado nos Estados Unidos, em que jovens mastigam cápsulas do produto e até misturam a alimentos.

“As pessoas querem tanto proteger seus filhos, escolhem as amizades, escolas, gastam dinheiro para que eles não se metam em encrenca, mas hoje em dia a encrenca está dentro de casa, por meio da internet”, diz a apresentadora e palestrante Cristiane Cardoso.

Enquanto os filhos são pequenos, os pais devem ficar de olho no tipo de sites visitados (por meio do histórico do navegador), as mensagens trocadas em redes sociais e impondo limites nos horários de acesso. Mas e quando eles são maiores e começam a desrespeitar as regras?

“Eles não gostam de limites e querem ver até onde podem ir para provar que você não os controla. Não entre nesse jogo, não queira impor, mas conquiste esse respeito”, explica o também apresentador Renato Cardoso.

Outra tática errada é criticá-lo e julgá-lo constantemente, pois o resultado é que ele se afasta ainda mais. “Seja equilibrado na disciplina, explique as consequências das atitudes dele, invista no diálogo e na confiança”, orienta Renato.

O apresentador também reflete que se o filho está sempre inserido no mundo virtual, provavelmente é porque não está motivado a viver no mundo real. “Envolvendo-o numa interação agradável do lado de fora, você faz com que ele se interesse a sair do mundo virtual. Você pode marcar de sair para fazer algo que ele goste”, sugere.

Para conhecer outras dicas sobre relacionamento entre pais e filhos compareça à palestra “Transformação Total de Pais & Filhos”, realizada no Templo de Salomão, aos domingos, às 18 horas. Ele fica localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás.

Você também pode acompanhar o encontro ao vivo pelo Univer Video.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaela Dias, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 2392-3372

Endereço: Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000