ABADS celebra 65 anos de apoio ao próximo

Instituição, que é referência no atendimento a crianças e jovens que possuem condições intelectuais especiais, reuniu pais, alunos e convidados

Imagem de capa - ABADS celebra 65 anos de apoio ao próximo

“São 65 anos estendendo a mão àquele que tanto precisa, 65 anos acreditando no outro”, afirmou Rose Amorim, presidente da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads), durante a celebração do 65º aniversário de uma das maiores entidades nacionais especializadas no apoio ao deficiente intelectual e ao autista.

A Abads é referência no atendimento dedicado a pessoas com condições intelectuais especiais e seus familiares. Atualmente, mais de 980 crianças, jovens e adultos são atendidos na instituição.

Uma dessas pessoas, Luísa Rodriguez, conta como se sentia quando chegou à instituição: “quando a minha filha, Ana Beatriz, nasceu, foi um susto. Eu me perguntei ‘como é cuidar, como é educar uma criança especial?’ Mas aqui eu aprendi que ela é perfeita.”

Ana Beatriz chegou à instituição com 14 dias de vida. Hoje, aos 8 anos de idade, demonstra um desenvolvimento grandioso. “Tudo o que eu aprendi sobre crianças com síndrome de Down eu aprendi na Abads. Eu nem tenho como falar sobre a importância que a instituição tem na nossa vida, porque é imensurável”, afirma a mãe, Luísa.

Comemoração

A festa na Abads contou com a participação dos jovens que frequentam a instituição, dos familiares, dos profissionais que trabalham ali e de inúmeros convidados, como o jornalista e apresentador de televisão César Filho. Interpretando uma viagem ao redor do mundo, os educandos da instituição dançaram músicas típicas de Espanha, Itália, Japão, Egito, Austrália, Estados Unidos, Caribe e Brasil.

O bispo Maurício Campos, presidente da Universal no Brasil, realizou uma oração especial por todos os presentes e pelo trabalho da instituição.

Dedicação

Os educandos encontram não apenas o ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) como também aulas de artes, musicoterapia, assistência social, aulas de informática e dança, atendimento médico, psicológico e psiquiátrico e diversos outros serviços. Todos oferecidos gratuitamente.

Projetos como o Emprego Apoiado, por exemplo, auxiliam na inclusão dos alunos à sociedade. “Essa é uma metodologia de trabalho utilizada dentro da Abads, onde atendemos os jovens para serem incluídos no mercado de trabalho”, explica Rose Amorim, presidente da instituição.

Você pode conhecer tanto esse projeto como todos os outros realizados pela Abads. Visite o site oficial da instituição e saiba mais: www.abads.org.br.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Fotos: Demetrio Koch