A mudança de vida só vem para aqueles que tomam uma decisão

Confira o tema abordado na reunião mensal para homens

Imagem de capa - A mudança de vida só vem para aqueles que tomam uma decisão

Imagine a seguinte situação: você coloca as sementes na terra, aduba, cuida da plantação todos os dias debaixo de sol escaldante e, no momento da colheita, um povo estranho aparece, rouba parte do que você produziu e destrói a parte que sobrou. Você e sua família ficam sem ter o que comer.

Isso seria injusto, não é mesmo? Essa era a situação de Gideão e do seu povo, como a Bíblia mostra no livro de Juízes, no capítulo 6.

Gideão era um homem comum, ele não foi preparado para ser bem-sucedido na vida, até porque a sua família era a mais pobre entre o seu povo. Ele não era um guerreiro forte e vitorioso, era o menor entre os seus familiares. Ele não tinha talentos especiais. Mas, ainda assim, ele estava revoltado com aquela situação.

O povo ficava com tanto medo dos inimigos, que se escondia em buracos até o perigo passar. Porém, como eles iriam sobreviver sem alimentos? Até quando teriam de viver daquela maneira?

É preciso tomar uma decisão

Há um momento em nossa vida em que temos de decidir se queremos nos tornar homens de verdade. Há os que nasceram do sexo masculino, mas têm adiado essa decisão e seguem a vida com atitudes de garotos, ou seja, com um comportamento infantil. São imaturos e não se esforçam para se tornarem pessoas melhores.

Apesar do seu pouco valor na sociedade, Gideão teve de fazer uma escolha importante: continuar vivendo atormentado pelos midianitas ou transformar, de uma vez por todas, a sua história e a do seu povo. Ele escolheu a segunda opção.

Gideão conhecia o poder de Deus, ele sabia das grandes coisas que Ele havia feito para aquele povo. Então, certo dia, Deus ordenou que Gideão destruísse o altar de Baal – um falso deus que era adorado por parte do seu povo – e entregasse em um novo altar – erguido exclusivamente para o Senhor – o boi que pertencia ao seu pai.

Gideão escolheu pôr o boi no altar de Deus, mas aquela não era uma decisão fácil, como esclareceu o palestrante Renato Cardoso durante o encontro mensal para homens, realizado na Catedral de Del Castilho, no Rio de Janeiro, capital.

“Quando foi que Gideão se tornou homem? O que ele entregou no altar? Não foi apenas o segundo boi do pai dele, que era a dependência da família. Ele estava em um estado emocional de medo naquele momento. Deus mandou ele derrubar o altar de Baal. O que era o altar de Baal? Era aquele deus falso que todo mundo adorava, todo mundo estava cultuando e Deus mandou Gideão derrubar”, destacou.

Isso tudo, porém, traria a ira ao povo que adorava aquele deus, bem como da família de Gideão, dos homens da cidade e do próprio Baal (o diabo). “Deus não o obrigou a fazer aquilo, mas ele teve que fazer uma escolha. E ele escolheu ir ao altar de Deus. E ali nasceu o Gideão que nós conhecemos. O Gideão que mudou a história de Israel”, esclareceu o palestrante.

Quando nos tornamos homens?

Talvez você esteja enfrentando um problema e não sabe o que fazer. Talvez esse problema lhe cause medo, como acontecia com Gideão e os demais israelitas, mas é preciso que você decida vencê-lo.

“Você se torna homem, quando você também coloca a sua vida no altar. Quando você enfrenta os seus maiores medos. E você joga tudo no altar. Se você fizer isso, o altar vai te transformar em homem com ‘h’ maiúsculo, um líder, um exemplo, uma inspiração. Não importa, a sua condição atual, muito menos o seu passado. Nada disso importa para Deus”, acrescentou Renato.

Um homem inteligente faz sacrifícios para a mudança acontecer. Então, o que você está esperando para agir?

Palestra mensal para homens

Se você deseja se tornar um homem ainda melhor participe das palestras mensais que acontecem em toda a Universal. Acompanhe a página oficial do Projeto IntelliMen no Facebook e fique por dentro das atualizações.

Você também pode participar do Projeto IntelliMen: são 53 desafios que vão lhe ajudar em todas as áreas da sua vida. Para saber mais, clique aqui.

Você perdeu as palestras anteriores? Então, faça o seu cadastro no Univer, a melhor plataforma de vídeos cristãos na internet, e veja todo o acervo.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Reprodução