A força dos jovens da Universal

Organizado desde a fundação da Igreja, o FJU já recebeu diversas homenagens por causa do seu importante trabalho

Imagem de capa - A força dos jovens da Universal

Organizado desde a fundação da Igreja Universal, no Rio de Janeiro, o grupo Força Jovem Universal (FJU) conta com milhares de voluntários em todo o Brasil e no mundo, que se reúnem diariamente para alcançar a juventude a fim de ajudar aqueles que se encontram sem perspectiva de vida, combater o uso de drogas, além de levar conscientização sobre temas atuais e polêmicos.

“O papel da FJU é recuperar jovens dos vícios e marginalidade, ensinar valores morais, levá-los a descobrir e desenvolver seus talentos e, sobretudo, fazer com que alcancem a Salvação da sua alma. Quando ninguém mais acredita em um jovem, e ainda que haja motivos para isso, nós acreditamos. Acreditamos que ele possa ser transformado pela fé e que, por meio das atividades desenvolvidas no grupo, ele possa ser restabelecido à sociedade”, afirma o bispo Marcello Brayner, responsável pelo grupo no Brasil.

O grupo teve início em pequenos núcleos que se reuniam para evangelizar e realizar atividades esportivas e musicais e ganhou força em 1988, quando o, então, pastor Marcello Brayner viajou do Rio a São Paulo e fez a primeira reunião de jovens no Brás, bairro da zona leste da capital paulista. A partir disso, a FJU vem crescendo exponencialmente em tamanho e alcance.

Atualmente, só no Brasil, a Força Jovem é formada por aproximadamente 200 mil jovens, que desenvolvem atividades e ações em diversas áreas como cultura, esporte, além de atuar fortemente no campo social e espiritual. Frequentemente, mobiliza milhares de pessoas e realiza eventos, por exemplo, torneios esportivos, espetáculos musicais, gincanas multiculturais, show de jovens talentos e grandes concentrações.

Os voluntários ainda desenvolvem periodicamente trabalhos sociais como campanhas de doação de sangue, ações no trânsito contra o uso do celular no volante, campanhas por uma vida mais saudável, visitas a hospitais infantis e a comunidades carentes levando doações, serviços gratuitos e lazer aos mais necessitados. Só no ano de 2016, cerca de 840 mil pessoas foram diretamente beneficiadas com as ações do grupo no País.

Homenagem: o “Dia da Força Jovem Universal”

Diante do trabalho de destaque desses milhares de voluntários, o grupo recebeu uma homenagem oficial no calendário da cidade do Rio de Janeiro. Em setembro de 2015, foi instituído o “Dia da Força Jovem Universal”, por meio da Lei nº 5.146/2010, comemorado todo terceiro domingo de março.

Em 2016, esse dia foi celebrado com uma grande concentração na Quinta da Boa Vista, parque da zona norte da capital fluminense. À época, o bispo Marcello Brayner comentou que, além de uma homenagem ao que já foi feito pela FJU, o dia incentiva os voluntários a seguir nesse trabalho.

A importância se dá também pela visibilidade que a lei traz, fazendo com que o trabalho seja divulgado em meios que ainda não foram alcançados e alcançando ainda mais jovens. Assim, poderemos mostrar que estamos no caminho certo e que o grupo hoje é uma ferramenta para formar pessoas de bem para a sociedade”, disse o bispo.

Em 2017, o grupo recebeu mais uma homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas, pelo trabalho que tem realizado com a juventude local.

O dia 14 de março é reconhecido no estado como o “Dia Estadual do FJU”. A cerimônia contou com a condecoração dos coordenadores do grupo e recebimento de medalhas de honra ao mérito. “Nos sentimos muito felizes, pois, além de o nosso Deus reconhecer o nosso trabalho, que é o mais importante, a sociedade também tem reconhecido”, disse o pastor Antônio Caldas, coordenador do grupo FJU no estado.

Ser jovem é ser visionário

Existem inúmeros projetos desenvolvidos pela Força Jovem Universal que incentivam e despertam os voluntários a serem jovens visionários como é o caso do Mídia – responsável por divulgar o trabalho do grupo por meio da cobertura e divulgação de eventos nas mídias e redes sociais. O Mídia funciona como uma agência de comunicação. São seis departamentos: fotografia, jornalismo, design, audiovisual, marketing e mídia internacional (MI) que traduz vídeos, logos e artes para outros países.

Ademais, a FJU possui ainda vários outros projetos que beneficiam a sociedade de modo geral. O projeto Atalaia, por exemplo, foi pensando pelo grupo focando a importância da evangelização, pois o principal objetivo é trazer para perto os jovens que ainda não conhecem o grupo. Há também o projeto Arcanjos que atua principalmente para resgatar aqueles que um dia estiveram na igreja, mas hoje estão afastados.

A Força Jovem também realiza diversos eventos e campanhas de conscientização com milhares de pessoas. Ações como o “Futshow” – que só em maio desse ano reuniu mais de 6 mil pessoas em São Paulo com o intuito de abrir um espaço para que os jovens mostrassem o seu talento, por meio do futebol de salão e de shows culturais – e o “EvangelStyle” – que em junho concentrou cerca de 1,3 mil pessoas em São Luís, no Maranhão, com o objetivo de valorizar a vida por meio da dança e da música e mostrar que é possível ser feliz sem fazer o uso de drogas ou de qualquer tipo de violência.

O “Vale a Pena Viver” é um evento que vem acontecendo em diversos lugares do Brasil e do mundo a fim de conscientizar os jovens de que a verdadeira felicidade não é um privilégio de poucos, mas de todos aqueles que entregam a vida ao Senhor Jesus, e também que vale a pena viver sem drogas e sem qualquer tipo de comportamento que prejudique a si mesmo e/ou os outros, a exemplo da automutilação e do preconceito.

Alcançado os jovens no mundo todo

A FJU está presente em todos os estados brasileiros onde há uma Universal e o trabalho realizado no Brasil é compartilhado com mais de 60 países da América, Europa, África, Oceania e Ásia. Eventos como o “Saiba Dizer Não” reúnem os jovens dos países europeus com o intuito de conscientizar os jovens sobre os males que os vícios e as más amizades podem promover na vida daqueles que se deixam influenciar.

Na Itália, o grupo Forza Giovani Universale (Força Jovem Universal em italiano) realiza atividades de conscientização, valorização e também de incentivo aos jovens do país. Recentemente, um evento cultural reuniu os voluntários que apresentaram coreografias de dança e alguns jovens também mostraram o seu talento musical cantando ou tocando piano.

“O evento acontece para mostrar à sociedade que o jovem representa força e investir nele é cuidar do futuro. O grupo, por meio do esporte e da cultura, valoriza os jovens talentos e os conscientiza sobre a importância de manter-se longe das drogas”, afirmou o pastor Anderson Silva Turquetti, coordenador da FJU na Itália.

Nos países africanos, a FJU atua estimulando o desenvolvimento intelectual e espiritual dos jovens, mas, especialmente, também atua em diversas ações sociais. Por exemplo, em Angola, país da costa ocidental do continente, os jovens voluntários de projetos como o Arcanjo realizam visita a orfanatos e hospitais levando esperança e doações a crianças e adultos.

A Força Jovem Universal tem desenvolvido intensos trabalhos sociais e de evangelização no Brasil e no mundo. Se você quer fazer parte da FJU em sua região, procure uma Universal mais próxima de sua casa e conheça os projetos desenvolvidos pelo grupo. Acesse também o site oficial, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Cedidas e Arquivo