thumb do blog Cristiane Cardoso
thumb do blog Cristiane Cardoso

14 passos para se manter fiel até o fim

Imagem de capa - 14 passos para se manter fiel até o fim

É o fim dos tempos! Repetimos isso não sei quantas vezes na semana. Hoje, mais do que nunca. Mas sabe o que é pior disso tudo? Gente que não se dá conta de que estamos caminhando para o fim.

A pessoa vive como se ela tivesse a vida toda pela frente, que pudesse controlar tudo que acontece ao seu redor, como se a vida fosse previsível a todos. Só que não é e nunca será. Mas existe uma razão por trás desse desleixo espiritual de muitos… dormem o sono da morte.

Em 1 Tessalonicenses 5:6 entendemos isso perfeitamente:

“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios…”

Vigiar é estar atento, é avaliar toda e qualquer situação ao nosso redor. Quem é sóbrio não brinca na fé e, por isso, às vezes, é tachado de “santinho” só porque não faz o que muita gente faz e diz “ter fé para isso”.

Quem quer ser sóbrio?

Quem quer vigiar?

Quem quer ficar acordado?

É bem mais “prazeroso” curtir, beber, aproveitar e pecar… depois é só pedir perdão e tudo volta ao que era antes… ainda dentro daquela mesma porta larga de antes, que, em breve, lhe levará ao seu destino final: o inferno.

O que fazer então para não dormir, sempre vigiar, e nos manter sóbrios até o fim da nossa caminhada nesta vida? Ainda no livro de 1 Tessalonicenses 5:11-23, o apóstolo Paulo dá uma lista do que devemos praticar, claro, quem está acordado para isso:

1. Exortai-vos e edificai-vos uns aos outros. (v. 11) – Não tenha medo de repreender quem está no erro! Se você sabe, é você que Deus vai usar para ajudar essa pessoa.

2. Reconheçais e tenhais grande estima e amor pelos que trabalham entre vós e que presidem sobre vós. (v.12 e 13) – Aprecie o corpo da Igreja do Senhor Jesus, cada membro dela, seja obreiro, pastor, bispo, evangelista, o que for.

3. Admoesteis os desordeiros. (v. 14) – Não aceite a indisciplina e a desordem, mesmo que a cultura do país seja assim, que o povo queira assim, ou que essa decisão lhe cause certas inimizades.

4. Consoleis os de pouco ânimo e sustenteis os fracos. (v. 14) – Nem todo mundo que se diz de Deus está na fé o tempo todo, por isso existem a igreja e as autoridades espirituais.

5. Sejais pacientes para com todos. (v. 14) – Não só com quem é fácil de lidar mas, principalmente, com quem não é.

6. Segui sempre o bem. (v. 15) – Em vez de seguir o oposto em forma de modinhas, músicas e gente que não é do bem. *

7. Regozijai-vos sempre. (v. 16) – Seja alegre, SEMPRE, independentemente de quantos problemas você tem.

8. Orai sem cessar. (v. 17) – Precisa explicar?

9. Em tudo dai graças. (v. 18) – Até das injustiças!

10. Não extingais o Espírito Santo. (v.19) – Invista nEle, não esqueça que Ele também pode lhe deixar, caso seja desrespeitado.

11. Não desprezeis a Palavra de Deus. (v.20) – Medite nela, pois ela tem uma mensagem de Deus para você todos os dias.

12. Examinai tudo. Retende o bem. (v.21) – Nem tudo é pecado, mas nem tudo que não é pecado convém! Examinai, não faça o que os outros fazem só porque disseram que pode… é adequado? Sempre faça essa pergunta.

13. Abstende-vos de toda a aparência do mal. (v.22) – Não precisamos nem descobrir se é do mal ou não, se aparenta ser do mal já é o suficiente para corrermos dela/e.

14. Sejam irrepreensíveis. (v.23) – Para praticar essa orientação, você não pode causar problemas, então, se corrija. Não se envolva com problemas, tome decisões no espírito. Fuja de quem é problemático, portanto escolha bem suas amizades.

De fé em fé.

*Gente que não é do bem significa gente que não é de Deus. Se alguém não vive a fé em Deus, não pertence a Ele e portanto não merece ser seguido, capiche?

imagem do author
Colaborador

Cristiane Cardoso