As Jandiras da vida real

A novela Topíssima, da Record TV, mostra por meio dos seus personagens ensinamentos para a nossa vida

Imagem de capa - As Jandiras da vida real

Quando se fala em amor, muitos logo lembram de filmes românticos. As produções de Hollywood costumam mostrar a ilusão de que não importa o que aconteça, pois o amor sempre vence no final. O problema é que a realidade é outra. A novela Topíssima, da Record TV, exibiu recentemente cenas impactantes da morte da jovem Jandira, interpretada pela atriz Brenda Sabryna.

Jandira é uma garota de origem humilde, que mora em uma comunidade do Rio de Janeiro e sonha em mudar de vida. Apesar dos conselhos de sua mãe, Madalena, vivida pela atriz Denise Del Vecchio, e do pai, Zeca, papel do ator Paulo Cesar Grande, a ambição de

Jandira não permitiu que ela enxergasse qual era a atitude correta. Ela acreditava que sua realidade poderia mudar caso se envolvesse com um homem rico e bonito.

Jandira conhece o estudante Vitor Menezes, interpretado pelo ator Vitor Novelo. O rapaz é tão
mau-caráter quanto ela, mas Jandira vê nele sua chance de ter uma nova vida. A partir daí, ela passa a mentir, se distancia da família e dos amigos, além de omitir o local que mora e quem são seus verdadeiros pais.

O que ela não sabe é que Vitor também mentiu ao dizer que é rico, já que ele mora de favor com uma família de classe média-alta.

Os dois dão início ao relacionamento e Jandira engravida do falso playboy. A jovem achou que Vitor a assumiria e ao filho, mas ele a obriga a fazer um aborto em uma clínica clandestina e isso a leva a óbito.

Os atores
Em entrevista exclusiva à Folha Universal, os atores Brenda e Vitor falaram de seus personagens. Para Brenda, o maior ensinamento que teve ao viver Jandira foi que, por mais difícil que seja conversar sobre temas delicados, é necessário que o diálogo exista. Ela comentou isso pelo fato de sua personagem não dar a mínima atenção às repreensões da mãe. “É sempre melhor conversar do que ficar sofrendo sozinha. Jandira vivia assim: apenas com seus pensamentos”, explicou Brenda.

Vitor detalhou que o que seu personagem sentia pela garota era desejo sexual e interesse financeiro, já que ele achava que ela fosse rica. Quando ele descobre a verdadeira origem da moça, sua postura muda. “Assim que ele descobre que Jandira não é rica, começa a chamá-la de favelada e também passa a tratá-la mal. O objetivo dele quando se encontram é somente passar uma noite com ela”, declarou.

Cultivando o erro
Desde o início da trama, o público pôde observar que Jandira tem o mesmo perfil de muitas jovens na vida real. Ela é o tipo de pessoa que quer apenas curtir a vida, ou seja, representa as pessoas que se deixam levar pela vida e não querem responsabilidade com nada. Jandira não deu importância aos valores e aos princípios familiares, além de desprezá-los.

A jovem acreditou que poderia mudar Vitor e que ele a aceitaria, apesar de tantas mentiras. Contudo, quem realmente ama, não finge ser quem não é, não mente nem age como a personagem.

Apesar de todas as más escolhas de Jandira, o que mais chama atenção é que ela queria viver uma história com um final feliz. Mas como ela poderia conquistar algo bom se apenas cultivou erros? Ela foi alertada, mas se achava autossuficiente e encarou os problemas sozinha. Como ela, existem várias Jandiras que se deixam levar pelo coração, se entregam e apostam todas as suas fichas em um relacionamento amoroso em que são desvalorizadas.

As Jandiras são aquelas mulheres ambiciosas, que farão o que for preciso pela oportunidade de mudar de vida e não se importarão se tiverem de abrir mão de seus valores e de qualquer escrúpulo. Para elas, em nome do amor e da transformação de vida, vale tudo.

Aprendizado
O comportamento da personagem e os resultados que ela colhe servem como forma de alerta. Observando o que aconteceu com Jandira, muitas mulheres poderão ver o caminho que estão seguindo e refletir se não é o momento de mudar. Se valorize e se coloque como prioridade. Quando nos amamos, encontramos alguém que vai nos amar. E você, leitor, continue acompanhando a trama. Ela vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h45, na Record TV, ou pode ser acessada pelo PlayPlus.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Blad Meneghel