Grupo da Saúde participa da campanha Junho Vermelho

Mais de 9 mil pessoas doaram sangue em todo o Brasil. Saiba mais

Imagem de capa - Grupo da Saúde participa da campanha Junho Vermelho

As férias escolares, aliadas ao inverno, fazem com que os estoques de bolsas de sangue diminuam significativamente e não sejam repostas. Tanto bancos de sangue público como privados sofrem com a baixa durante a temporada.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população brasileira doa sangue. O número significa dizer que a cada mil habitantes, apenas 16 têm o costume de doar.

Por isso, durante o mês de junho, aconteceu a campanha “Junho Vermelho”. Nela, instituições públicas e privadas, prédios históricos e monumentos por todo o País foram iluminados com a cor vermelha, a fim de incentivar a doação de sangue.

Da mesma forma, ações que incentivam a doação também aconteceram por todo o território nacional. A campanha passou a fazer parte do calendário do Brasil desde 2017, por meio da lei estadual número 16.386.

Participação

O Grupo da Saúde, mantido pela Universal, aderiu ao movimento. Durante todo o mês de junho realizou doações pelo Brasil. Ao todo, 9.713 pessoas disponibilizaram seu tempo para contribuir com a ação. Eles ajudaram a abastecer os bancos de sangue do País.

Para o médico Sérgio Figueiredo Pacca, a iniciativa da Universal em aderir ao movimento é, sobretudo, um bom exemplo a outras instituições . “Doação de sangue é ajudar sem saber quem você está ajudando, mas com a certeza de que salvou vidas”, destacou o médico.

O Bispo Eduardo Ribeiro, responsável pelo Grupo da Saúde no Brasil, destaca que a participação do grupo na campanha “Junho Vermelho” é, também, parte do compromisso com o desenvolvimento da saúde no País.

“O sangue é vida. E os bancos dependem exclusivamente de doações para se manterem. Por isso, nos mobilizamos, incentivamos todos os voluntários e as pessoas em geral a se tornarem doadores. Abraçamos a causa”, pontuou o Bispo.

Para ele, o ato de doar sangue é uma forma de amar ao próximo. “É importante que vençamos o medo, pois prova que realmente praticamos o mandamento de amarmos ao próximo como a nós mesmos”, destacou. 

O Grupo da Saúde

Formado para prestar serviços de Capelania Hospitalar, realizar visitas domiciliares e hospitalares, o Grupo da Saúde oferece apoio aos enfermos e familiares.

Além disso, os voluntários também prestam apoio a profissionais da saúde e realizam trabalhos sociais em hospitais.

“Por meio da nossa dedicação, temos visto a transformação na vida daqueles se encontram sofrendo nos hospitais com alguma enfermidade. Desde o doente, seus familiares até os profissionais da saúde, todos sabem que podem contar com o Grupo da Saúde”, concluiu o Bispo Eduardo.

Para saber sobre o grupo, procure uma Universal mais próxima de você. Encontre aqui um endereço. Você também pode acompanhar as atividades do Grupo da Saúde por meio das redes sociais, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias e Rafaela Rizzo / Fotos: Cedidas