Qual voz você tem escutado?

Entenda a importância de distinguir quais são as três vozes das quais a Bíblia fala e por que apenas uma delas é a que deve ser considerada

Imagem de capa - Qual voz você tem escutado?

Todos os dias o ser humano precisa tomar decisões, seja no ambiente de trabalho, no familiar ou mesmo na vida sentimental. Muitos, entretanto, acabam fazendo escolhas erradas, simplesmente por darem ouvidos a uma voz errada. O Bispo Edson Costa, em uma das palestras do Congresso Financeiro, realizadas todas as segundas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo, explicou sobre as três vozes que estão presentes no dia a dia de todas as pessoas, e como a escolha errada delas pode trazer graves consequências.

O Bispo ressalta que essas três vozes são: a de Deus, do homem e do diabo. “A voz de Deus não deixa sombra de dúvidas. Quando Deus fala é uma coisa tão forte que, por mais que o que Ele tenha falado seja um absurdo aos nossos olhos, nasce uma certeza dentro da pessoa que aquilo irá dar certo. A voz de Deus é seguida de uma confiança.”

O palestrante dá o exemplo bíblico relatado no livro de Gênesis, capítulo 12.1:4, em que Deus se apresenta a Abrão e lhe ordena que largue sua parentela e vá para onde Deus iria mostrar.

O Bispo Edson enfatiza que Abrão tinha uma vida estabilizada, contudo, ao ouvir a voz de Deus, ele não pensou duas vezes e obedeceu. “Deus mandou Abrão sair do que para ele era o seu mundo e isso sem nenhuma explicação. Abrão não questionou a Deus, e isso é porque a voz de Deus é tão poderosa e grandiosa que tudo o que você tem fica pequeno. Tudo que Deus fala para o ser humano o faz subir de nível”, ressaltou o Bispo.

A obediência chamou tanto a atenção de Deus que até o nome dele foi mudado, como está escrito em Gênesis, capítulo 17.4:5. “Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto.”

As consequências
Essa obediência demorou para acontecer com a gerente de vendas Gislaine dos Santos Calado, (foto abaixo) de 48 anos. Ela, que frequenta a Universal há 21 anos, sofreu as consequências de escutar a voz errada. Ela relembra que passou por várias situações nas quais não deu ouvidos à voz de Deus. E isso trouxe problemas para ela no ambiente de trabalho.

A gerente conta que sempre escutava vozes dos outros e do diabo. Exemplo disso era quando ela ouvia alguém dizer que uma pessoa havia falado mal dela e, imediatamente, já tirava as próprias conclusões. “Eu não averiguava e já criava uma situação. Eu cheguei a perder emprego e boas oportunidades, pois eu dava ouvido à voz que dizia que eu tinha que tirar satisfação”, recorda.

Aprendendo a escutar
Ao participar das reuniões na Universal, Gislaine aprendeu a questionar se aquelas vozes vinham de Deus. “Comecei a mudar. Quando percebia um conflito, eu orava e lia a Palavra de Deus e pedia para Ele falar comigo. Eu aprendi que a voz de Deus traz confiança e paz”, diz.

Ela relata que, um tempo depois, ouviu a voz de Deus para tomar a decisão sobre um emprego. “Eu não queria sair do lugar em que estava, mas Deus falou comigo através das pregações e da leitura da Bíblia que tinha algo melhor para mim fora daquele lugar. Naquele momento, aquela não era a minha vontade, mas eu obedeci e hoje não me arrependo.”

Outras vozes
O Bispo Edson também ressalta que a voz do homem é perigosa, por isso é preciso que a pessoa aprenda a depender da palavra de Deus, pois essa não vai te colocar em furada, e que o homem pode até dar conselhos, mas ele é humano e pode errar.

Gislaine hoje é realizada na vida profissional e em todas as áreas. Isso é o resultado de uma verdadeira comunhão com Deus, pois, para se manter atento a tudo o que Ele fala, é preciso permanecer firme na fé.

E se você, leitor, tem dificuldade de distinguir as vozes que escuta, pare para analisar: ela me traz dúvida ou medo? Então ela não vem de Deus. Ela traz certeza e ânimo? Essa sim é a voz da fé, a de Deus. Portanto, ao tomar as suas decisões, considere sempre a voz que oferece segurança e garante a certeza do sucesso.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Vinicius Moraes