SOS Moçambique arrecada 250 toneladas de alimentos, água e roupas

Membros da Igreja Universal da África do Sul se mobilizam para oferecer ajuda humanitária aos afetados por ciclones no país vizinho

Imagem de capa - SOS Moçambique  arrecada 250 toneladas de alimentos, água e roupas

Moçambique enfrentou, por duas vezes seguidas em março, dois ciclones: Idai e Kenneth, que devastaram várias regiões do país africano. Para ajudar as vítimas das tragédias climáticas, a Igreja Universal do Reino de Deus promoveu o SOS Moçambique, que envolveu todos os membros da Universal na África do Sul, país vizinho, que arrecadaram cerca de 250 toneladas de alimentos não perecíveis, água, roupas e calçados.

O responsável pela Universal da África do Sul, Bispo Marcelo Pires, explica que as doações estão sendo enviadas para o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique. Oito caminhões foram abastecidos com as doações e aguardam autorização governamental para entrar no país. “A Universal é uma importante instituição que integra a sociedade e, como tal, precisa auxiliar qualquer governo a dar assistência aos mais necessitados, principalmente em situações de calamidade como esta”, disse o Bispo.

Para ele, quando alguém passa por esse tipo de situação, suas maiores perdas são de esperança e de vontade de viver. “Nós sabemos que a comida vai acabar, mas a força que as vítimas dos ciclones receberão da Universal, ao perceberem o movimento de solidariedade em torno delas, dará energia e alívio para que sigam em frente.”

Locais em que a Universal promoveu eventos no final de semana da Páscoa foram transformados em pontos de entrega de doações para Moçambique. Por exemplo, no Estádio Ellis Park, em Johannesburgo, maior cidade do país, mais de 40 toneladas de doações foram arrecadadas em uma cerimônia a céu aberto.

Catástrofes seguidas
No dia 14 de março, o ciclone Idai tocou o solo de Moçambique. Os ventos ultrapassaram 170 km/h e destruíram casas, causaram alagamentos e deixaram mais de 600 mortos, mas o número passou de mil em toda região, pois Malavi e Zimbábue também foram atingidos.

No dia 25 de março, o ciclone Kenneth atingiu a costa norte de Moçambique com tempestades e rajadas de vento que superaram 210 km/h. A tragédia deixou mais de 45 mortos e afetou mais de 168 mil pessoas.

imagem do author
Colaborador

UniCOM / Fotos: Cedidas