Dia das Mães e o verdadeiro papel da figura materna

A Universal tem um projeto voltado especialmente para elas. Saiba mais

Imagem de capa - Dia das Mães e o verdadeiro papel da figura materna

No Brasil, todo segundo domingo do mês de maio – que neste ano se comemora no dia 12 – é considerado uma data especial, pois é celebrado o Dia das Mães. A simbologia do dia é um momento que muitos aproveitam para se reunir, confraternizar e trocar afetos com a figura materna.

No entanto, apesar de ser um dia regado de manifestações de carinho entre as famílias, ser mãe não se restringe apenas a uma data. É imprescindível refletir sobre a importância de seu papel e quais são as dificuldades na criação de um filho, já que ser mãe é uma atividade diária.

Ensinamentos valiosos

Preocupada constantemente com o verdadeiro papel das mães, a Universal tem um projeto destinado exclusivamente a elas: a “Escola de Mães”. O objetivo é auxiliar as mulheres a entenderem o seu papel diante dos filhos.

Além disso, as atividades propostas durante os encontros mensais do projeto visam acolher e oferece apoio, orientação, informação, instrução emocional e, também, espiritual, a fim de que as mães e os pais – a reunião também é permitida a eles – conduzam sua casa de maneira inteligente e equilibrada.

Sobre os encontros

Segundo a coordenadora nacional do projeto, Edineia Dutra, ao final de cada aula, as mães recebem uma espécie de ‘dever de casa’ referente ao que aprenderam naquela aula, a fim de que pratiquem com os filhos durante todo o mês. Isso se dá para não se esquecerem do conteúdo e aprenderem novos padrões de comportamento.

“Além das aulas mensais, oferecemos atividades como piquenique no parque e oficinas de artes, que cooperam para melhor interação e comunicação entre pais e filhos, já que os tablets e smartphones vêm usurpando um grande e precioso tempo dentro das famílias, minando os afetos e abolindo o diálogo. Nessas atividades, toda a família é convidada a participar”, completou Edineia.

Participe dos encontros

O projeto atua em todo o Brasil e em alguns países do mundo, como em Angola (foto ao lado), onde tem alcançado mães de diversas culturas, nível social e econômico.

Desde sua criação, até os dias de hoje, a “Escola de Mães” já alcançou mais de 226 mil mães. Atualmente, o projeto conta com o auxílio de 2.738 voluntários.

Todas as mães podem participar gratuitamente das aulas. Em São Paulo, os encontros acontecem todo primeiro domingo do mês, às 16h, no 10º andar, do Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, na região leste da capital paulista, e em outras localidades (confira os endereços aqui), onde a “Escola de Mães” atua.

Valorização das colaboradoras

Na manhã da última sexta-feira (10), as colaboradoras da Universal foram convidadas a participar de um encontro de mães (foto ao lado). Na oportunidade, a coordenadora Edineia Dutra esteve presente para falar sobre as características de uma mãe ausente e o que fazer para mudar a relação com os filhos, valorizando, assim, a importância da proximidade das famílias e o bom relacionamento entre todos os membros.

Para a colaboradora do departamento de engenharia, Micheline Christina Silva Santos, de 39 anos, foi um grande ensinamento o encontro. “Me ajudou a despertar em alguns pontos. Tentamos ser a melhor mãe possível, mas não somos perfeitas. Este encontro abriu a mente para ajudar a minha filha de 17 anos, que está passando pelo momento da juventude”, comentou ela.

Para a colaboradora Daniela Madeiros Ventura, de 33 anos, mãe de duas filhas – uma de 4 anos e outra de 3 -, o encontro foi muito válido e a fez refletir sobre o que tem de melhorar no que diz respeito à presença dela com as filhas. “Essa presença não deve ser só física! Enxerguei, também, a importância da semente que a gente planta para colher os frutos lá na frente”, disse, animada.

Convite especial

Neste domingo (12), todas as mães serão homenageadas na Universal, inclusive, durante todo o dia, o nosso Pai Espiritual, que é Deus, e a nossa mãe espiritual, que é a igreja.

Assista ao vídeo abaixo e confira uma mensagem especial do Bispo Renato Cardoso falando a respeito:

Participe! Clique aqui e encontre o endereço de uma Universal mais próxima de você.

Confira a galeria de imagens abaixo do encontro de mães com as colaboradoras da Universal:

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Demetrio Koch e cedidas pelo projeto Escola de Mães