A depressão faz mais uma vítima

Jovem que se apresentava no Programa Raul Gil é encontrada morta. A suspeita é suicídio

Imagem de capa - A depressão faz mais uma vítima

A cantora e assistente de palco mirim do Programa Raul Gil, Yasmin Gabrielle (foto abaixo), foi encontrada morta neste domingo (21). Ela tinha 17 anos, mas já sofria com depressão. A suspeita é a de suicídio.

A notícia foi divulgada nas redes sociais de Raul Gil Jr., filho do apresentador. “Infelizmente, nesta manhã perdemos nossa Yasmin Gabrielle. Depressão é uma doença que está acabando com as nossas crianças. Que Jesus a receba com amor e que ela encontre paz. Muito triste”, lamentou.

Números assustadores

No Brasil, a taxa de suicídio cresce entre os jovens. Nos últimos anos, ela aumentou 12%, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Se tornou a quarta causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.

Já a depressão afeta 5,8% dos brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O País já tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e é o quinto em casos de depressão.

Um jovem famoso que recentemente revelou sofrer com o problema, foi o Youtuber e comediante Whindersson Nunes. Ele revelou nas redes sociais que se afastaria do trabalho para se cuidar.

De acordo com a psicóloga e neuropsicóloga Elaine Di Sarno, fama, dinheiro, sucesso profissional, beleza, status, não fazem com que as pessoas não se deprimam ou cometam suicídio. “Na verdade, tudo isso pode levar a pessoa a um conflito interno, a não mais ter um propósito de vida e a ver a vida como algo sem sentido”, diz.

A especialista completa que Yasmin tinha grande exposição na mídia e os adolescentes são mais vulneráveis às avaliações e julgamentos de outras pessoas, acarretando um grande sofrimento. “Além disso, ela perdeu a mãe há alguns anos e isso também pode ter levado a um sofrimento intenso. Por ainda não terem chegado à maturidade emocional, os adolescentes têm grande dificuldade em lidar com situações frustrantes e estressantes”, comenta.

A cura

Ainda que a medicina tenha poucas explicações sobre a depressão, o suicídio e como vencê-los, a fé tem a solução. “A depressão começa com o medo, ansiedade e sua base é a dúvida, que traz pensamentos negativos, vontade de morrer. O que cancela a dúvida? A fé na Palavra de Deus, pois ela é certeza. Nada pode resisti-la”, ensinou o Bispo Edir Macedo durante reunião realizada recentemente.

Quando nossa mente está envolvida com os pensamentos do Alto, os que sofrem desse mal recebem direção para sair do buraco. Um exemplo é o do ator Rodrigo Andrade, que interpretou o discípulo Zelote na novela Jesus. Durante o “Talk Show”, ele contou como a experiência de participar da trama o ajudou a vencer problemas internos.

“Por fora, havia uma casca que atraía qualquer pessoa, mas, por dentro, eu estava destruído, com depressão, tinha pensamentos suicidas o tempo todo e não conseguia administrar isso dentro de mim. Mas, percebi que era falta de ter uma comunhão com Deus”, afirmou.

Por conta do seu papel na história, Rodrigo se aprofundou na Palavra e teve experiências com Deus. “Eu não acreditava em Jesus. Para mim, Ele era um homem que veio à frente do seu tempo, como vários outros. Mas a novela mudou completamente a minha vida, salvou meu casamento, me salvou”, exclamou.

Combate à depressão

A Universal reservou um dia especial para combater a depressão: sexta-feira, na Sessão do Descarrego. No Templo de Salomão, ela acontece às 10h e 15h e, especialmente, ao meio-dia e às 20h, acontece o Tratamento Para a Cura da Depressão. Participe!

O Templo de Salomão fica localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, em São Paulo. Você também pode visitar a Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço).

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Reprodução