O que Judas Iscariotes pode nos ensinar sobre o esfriamento da fé?

Ele começou a carreira, mas não a concluiu. Confira esse alerta

Imagem de capa - O que Judas Iscariotes pode nos ensinar sobre o esfriamento da fé?

A principal preocupação daqueles que seguem a Cristo deve ser a Salvação da própria alma. O apóstolo Paulo, por exemplo, era muito consciente sobre esse fato. Em uma de suas cartas, ele compartilha uma dica: focar apenas no Alvo.

“… uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o Alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.13-14

Entretanto, nem todos que começam a “carreira” conseguem “guardar a fé” até o fim. Foi o caso de Judas Iscariotes.

Leia também: O que significa “combati o bom combate”?

A novela Jesus – que vai ao ar pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45 – retrata um ponto importante na trajetória dele: a sua queda não aconteceu “do nada”. Ela foi acontecendo aos poucos. Isso fica evidente na cena abaixo, só para exemplificar. Confira:

Uma curiosidade é que Judas, nesta cena, chama Tiago Menor para pegar o dinheiro na bolsa com ele – em vez de chamar Filipe. O motivo – implícito no diálogo – é que Filipe é muito detalhista, sério, fatual, lógico e atento. Portanto, logo recolheria informações sobre a malandragem de Judas, que esconde a sua maldade dos apóstolos.

Exemplo de “esfriamento na fé”

Sabemos que será Iscariotes quem irá trair o Mestre, entregando-O para a crucificação. Mas o seu “esfriamento na fé” começou bem antes disso acontecer. Desse modo, podemos comparar a história de Judas com a de uma pessoa que se afasta da presença de Deus.

Assim como Judas, a pessoa que está distante do Altar demonstra alguns sinais de fraqueza espiritual. Por exemplo, durante a “parábola dos talentos”, contada pelo Senhor Jesus aos discípulos, ele entende – erroneamente – que Cristo estava falando de bens materiais. Ou seja, seus olhos se encheram tanto do mundo, que não compreende o significado espiritual dessa história.

Como acontece a queda espiritual?

Do mesmo modo, no livro “O Resgate”, o Bispo Sergio Corrêa, esclarece que há 10 passos para o afastamento espiritual:

1) Distração – “A pessoa começa a dar mais atenção aos problemas ou às outras atividades e deixa de meditar na Palavra de Deus”.

2) Desnutrição espiritual – “A meditação na Palavra de Deus é o alimento do nosso espírito. Sem alimento, o espírito se enfraquece. No começo, a pessoa não percebe, pois ainda se sente forte”.

3) Gordura e desnutrição – “Sem perceber a desnutrição espiritual, mas sentindo a fome, a pessoa passa a se interessar pelos pensamentos de quem está fora da igreja”.

4) Plantação de dúvidas – “Com a carne mais forte que o espírito, cria-se espaço para que o diabo plante dúvidas e a pessoa passe a abrir concessões que não abriria se o seu espírito estivesse forte”.

5) Contaminação dos olhos – “Por consequência da desnutrição espiritual, da engorda da carne e do crescimento das dúvidas, a pessoa deixa de ver as coisas com olhos espirituais e passa a enxergá-las com olhos carnais, contaminando seus olhos”.

6) Óculos sujos – “Se os óculos que você usa para interpretar as situações e as pessoas dentro da igreja estão sujos, não conseguirá ver nada bom”.

7) Contaminação da consciência – “Dessa forma, a pessoa não consegue mais interpretar corretamente os fatos e não entende o que lê, ouve ou vê”.

8) Confusão mental – “Depois de algum tempo assim, a pessoa começa a colecionar decepções e é provável que passe a procurar conteúdo de fontes cada vez piores, pois sua alma está sedenta e sua fé está enferma”.

9) O afastamento – “Depois de todo esse processo de esfriamento gradual, ela finalmente sai, e a sensação de liberdade que sente em seu coração a convence de que isso era o certo a se fazer”.

10) Piora pós-afastamento – “A falsa sensação de liberdade que experimentam quando do afastamento faz com que a maioria dos afastados se lance de cabeça no mundo ou em filosofias estranhas, pois precisam encontrar um novo sentido para a vida… Aqui é que o diabo tenta selar o afastamento”.

Entretanto, a boa notícia é que o Senhor Jesus nunca desiste de uma pessoa. Enquanto houver fôlego de vida, há chance de retorno para a Casa do Pai.

Leia também: 5 dicas para manter o foco no Reino de Deus

Se você está afastado da presença de Deus, retorne enquanto há tempo. Participe ainda hoje de um encontro no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima da sua casa.

Se você identifica que a sua fé está se esfriando, procure ajuda agora mesmo. Acesse o Pastor Online e peça uma orientação espiritual.

Novela Jesus

Continue acompanhando essa novela especial que tem mostrado em detalhes a trajetória de Cristo. Acompanhe também as notícias do Universal.org sobre essa belíssima obra.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Munir Chatack, Edu Moraes e Blad Meneghel/Record TV