O amor de Betânia por meio do perfume

Ela derramou um perfume especial sobre o Senhor Jesus. Entenda o significado desse gesto

Imagem de capa - O amor de Betânia por meio do perfume

A novela Jesus – que vai ao ar pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45 – mostrou uma cena muito especial nesta terça-feira, 5 de março. Confira no vídeo abaixo:

O amor de Betânia por meio do perfume

É interessante notar que Maria, de Betânia, surge com um frasco caríssimo em suas mãos (João 12.3). Dentro havia nardo, que era um óleo perfumado extraído de uma planta presente nos Himalaias. Ou seja, era um produto difícil de ser adquirido e encarecido pelo trajeto da viagem até Israel.

Aquele nardo derramado simbolizava a vida de Maria. Ela havia quebrado o frasco, o que significa que ela se entregou sem reservas para o Salvador.

“A atitude de Maria agradou muito ao Mestre, não pelo perfume em si, mas pela representação daquele gesto. Isso mostra que o verdadeiro amor não consiste em palavras, mas em ações. Portanto, o derramamento do perfume caracteriza a verdadeira adoração, que significa dedicar a Deus toda honra e devoção que Ele merece. Maria derramou muito mais do que uma essência cara e perfumada. A sua atitude foi a demonstração de tudo que Jesus representava para a sua vida, por isso ela abriu mão do que possuía de mais valioso para oferecer a Ele”, observa o Bispo Edir Macedo, em suas anotações bíblicas.

Como resposta àquela atitude de fé, o Senhor Jesus disse: “Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua.” Mateus 26.12-13

O perfume Universal

Semelhantemente, na Universal é possível notar esse mesmo despojamento de Maria.

Tal qual foi a fé que ela teve, pessoas sobem ao Altar oferecendo para o Senhor Jesus o que têm de melhor. E não simplesmente aquilo o que têm de disponível.

Ou seja, aqueles que são imbuídos dessa consciência dão o devido valor ao Altíssimo. Honram a Ele em uma expressão de amor, carinho e fé.

Revelam, por meio da ação, que Deus está acima até mesmo de suas posses materiais.

E o Santíssimo está vendo todo esse despojamento e valoriza a intenção que há no interior daqueles que O adoram de tal maneira – assim como Se agradou de Maria. É algo que não passa despercebido por Ele.

Exemplos dessa fé

Em Moçambique, na África, por exemplo, o engenheiro Moises Machava doou os recursos que tinha para a construção de uma igreja na Vila do Songo.

“Tudo aquilo o que Deus me dá visa ser um testemunho, visa ganhar almas. Esse é o meu benefício de procurar me manter em comunhão com Deus, manter a Salvação da minha alma e lutar por ganhar outras almas. Essa é a missão principal que Deus nos dá”, observou Machava sobre sua decisão.

Quer saber mais detalhes sobre essa história? Então, confira o vídeo abaixo:

Igualmente, o empresário Jaime Mathias, de 63 anos, doou um terreno e um prédio comercial para que servissem como igreja, na cidade de Jaraguá, em Goiás.

“O Espírito Santo mudou totalmente a minha vida, a minha maneira de entender o meu relacionamento conjugal, com os meus filhos, com as pessoas, com meus amigos. Tornei-me um homem totalmente diferente. Hoje, para mim, é uma honra ser um patrocinador dessa obra”, avalia Mathias.

Assista o vídeo abaixo para conhecer mais sobre o acontecimento:

Desse modo, o cheiro do perfume derramado por Maria ainda é espalhado pelo vento do Espírito Santo entre a Sua Igreja.

Os “Iscariotes” de hoje

Infelizmente, por outro lado, há aqueles que possuem maus olhos para com o gesto de sacrifício ao Senhor Jesus.

Assim como fez Judas Iscariotes, indignam-se, criticam e questionam os motivos daqueles que se derramam aos pés de Cristo.

“Então, um dos Seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lO, disse: Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?” João 12.4-5

São pessoas incapazes de compreender o valor do maior Tesouro que um ser humano pode ter: a presença de Deus em sua vida.

Novela Jesus

A novela Jesus narra em detalhes o período em que Cristo esteve entre a humanidade em forma de homem. A missão era a de Se sacrificar em favor dos que creem nEle.

Acompanhe diariamente as informações do Universal.org sobre a novela e fique por dentro de cada capítulo.

 

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Munir Chatack, Edu Moraes e Blad Meneghel/Record TV