Por que Jesus deixou Lázaro morrer?

Entenda o que podemos aprender com essa passagem bíblica retratada na novela Jesus

Imagem de capa - Por que Jesus deixou Lázaro morrer?

Recentemente, a novela Jesus – exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45 – mostrou a ressurreição de Lázaro. O episódio está registrado no capítulo 11, do evangelho de João.

Essa passagem bíblica é breve, porém poderosa. São muitos os aprendizados que podemos extrair dela. Por isso, vamos analisar os acontecimentos por partes.

O objetivo: revelar a glória do Pai e do Filho

O próprio Senhor Jesus deixa claro o motivo da morte de Lázaro ter ocorrido: “… Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” João 11.4

Essa afirmação nos ajuda a compreender qual é a intenção do Altíssimo quando Ele nos abençoa. Em outras palavras, é para que glorifiquemos o nome dEle por meio da nossa vida.

Confira a cena:

Deus age à Sua maneira

Mesmo recebendo essa notícia, o Senhor Jesus permaneceu ainda dois dias sem ir ao túmulo de Lázaro (João 11.6).

É curioso notar que o apóstolo João deixa evidente que Cristo não estava sendo insensível, apenas tinha um propósito a cumprir. João faz uma observação pessoal, no versículo 5 deste capítulo, afirmando que o Senhor Jesus amava aquela família.

“A demora do Senhor em atender ao chamado para socorrer Lázaro tinha um propósito. Ao curá-lo, o Senhor Jesus seria glorificado; mas, ao ressuscitá-lo, seria reconhecido e exaltado como Filho de Deus. Quem poderia contestar a morte de alguém que ficou sepultado por quatro dias?”, explica o Bispo Edir Macedo em suas anotações bíblicas.

Nem sempre a vontade do Altíssimo Se manifesta quando esperamos. Por isso, não adianta sermos ansiosos pelas respostas do Eterno. O melhor a se fazer é permanecermos no centro da vontade dEle.

Marta se encontra com Jesus

Em seguida, Cristo anuncia que irá até Lázaro. Quando já estava próximo ao destino, Marta O encontra.

Assista, no vídeo abaixo, o diálogo:

Na conversa com Marta, Cristo deixa uma metáfora que relaciona a Sua autoridade sobre a morte de Lázaro com a Sua autoridade sobre a morte espiritual – afirmando que Ele é a ressurreição. Ou seja, o Senhor Jesus é a própria vitória sobre a morte.

Esse fato é importante porque toda a riqueza material, beleza exterior, entre outras formas de poder, apresentam-se inúteis quando um ser humano está diante da morte. O Senhor Jesus revela, aqui, ter poder sobre até mesmo o que a humanidade nunca foi capaz de dominar.

Maria se encontra com Jesus

Na sequência, é Maria quem se dirige ao Mestre. Nessa cena, o Bispo Macedo, nos comentários bíblicos, atenta para o comportamento de Maria, que é diferente de sua irmã Marta (João 11.32).

“Enquanto Marta, decepcionada, lamentava a ausência do Senhor Jesus, Maria tinha a firme convicção de que Ele trazia Consigo inúmeras possibilidades de solução. Deus ouve orações a todo o momento, mas Ele primeiro vê a fé e a intenção do nosso interior”, escreve o Bispo. Confira esse momento na cena abaixo:

Jesus ressuscita Lázaro

Por fim, o Mestre vai até o túmulo de Lázaro e cumpre com o Seu objetivo:

O resultado desse milagre foi imediato, segundo a Bíblia: “Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo à Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nEle.” João 11.45

Novela Jesus

A novela Jesus narra em detalhes o período em que Cristo esteve entre a humanidade em forma de homem. A missão era a de Se sacrificar em favor dos que creem nEle. Acompanhe diariamente as informações do Universal.org sobre a novela e fique por dentro de cada capítulo.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução