Idosos disputam partidas de dominó e damas para vencer Alzheimer

Cerca de 1,2 milhão de brasileiros sofrem com a doença, aponta pesquisa.


Por Unicom / Foto: Cedida

Amparado em pesquisas que apontam que exercitar a mente com jogos inteligentes pode evitar e até tratar doenças como o Alzheimer, o programa social Calebe organiza eventos e estimula a disputa de partidas de dominó e dama entre os idosos.

No Brasil, o número de pessoas portadores de Alzheimer chega a 1,2 milhão, e a estimativa é de que esse número dobre até 2030, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer.

De acordo com Daniel Rodrigues, psicólogo da Universidade Federal do Pará (UFPA), esses jogos são conhecidos como “passatempos lógicos”, que estimulam elementos sensoriais nas pessoas da terceira idade.

“A prática de jogos como dama e dominó, são de extrema importância para estimular a memória, raciocínio e a coordenação motora das pessoas que chegam na terceira idade, com isso há a prevenção como o mal de Alzheimer” afirma o psicólogo.

João Luiz, 65 anos, diz jogar dominó com seus colegas semanalmente no Calebe. “É muito bom! Sei que estou exercitando meu cérebro e isso tem melhorado minha memória. O entretenimento também me deu a oportunidade de conquistar novos amigos, afastando, definitivamente, o sentimento que eu tinha de solidão”, explicou João.

Ainda que essa doença seja mais comum após os 60 anos, Daniel explica que precisamos pensar nela mais jovem. “É possível reduzir o risco de desenvolvê-la no futuro com estimulação de leitura, prática de exercícios físicos, alimentação saudável, além dos jogos inteligentes que já mencionamos, que são bem-vindos em qualquer idade”, concluiu o especialista.

O Calebe também oferece cursos, passeios e atividades físicas. O grupo visita asilos, hospitais e residências e seus membros desenvolvem ações de entretenimento, saúde, beleza, orientações sociais, jurídicas e apoio psicológico.

Em 2018, cerca de 1,7 milhões de idosos foram beneficiados no Brasil.

Contato com o Calebe

Quer conhecer o grupo, tornar-se um voluntário ou participar das atividades? Entre em contato com o Calebe Brasil no e-mail grupocalebets@gmail.com, telefone (11) 2178-1191 ou no WhatsApp (11) 9 9571-9920.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Idosos disputam partidas de dominó e damas para vencer Alzheimer

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games