O centurião da novela Jesus

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, o ator Fernando Pavão falou de seu personagem na trama da Record TV

Imagem de capa - O centurião da novela Jesus

A Bíblia relata histórias e ensinamentos deixados pelo Senhor Jesus quando esteve entre nós. E a novela Jesus, da Record TV, tem levado o telespectador a refletir sobre essas passagens bíblicas e a conhecer as pessoas que foram transformadas pelo poder do Messias. A trama mostra também outros personagens que duvidavam da fé, como é o caso do soldado romano Petronius, interpretado pelo ator Fernando Pavão. O fiel soldado acaba se tornando centurião do governador Pôncio Pilatos, papel vivido pelo ator Nicola Siri.

Petronius é um homem forte, corajoso e leal, mas se vê obrigado a cumprir ordens cruéis, como executar rebeldes na fogueira. Ele se apaixona por Maria Madalena, papel interpretado pela atriz Day Mesquita, mas esse amor não é possível. A jovem, depois de ser libertada de demônios por Jesus, abandona o centurião e passa a seguir o Messias.

Centurião
Em entrevista exclusiva à Folha Universal, o ator Fernando Pavão, veterano em tramas e minisséries bíblicas, fala da sua experiência ao viver Petronius. “Recebi esse convite com certa surpresa, pois estava fazendo a novela Apocalipse e não achei que emendaria meu trabalho na emissora participando da novela Jesus. Fiquei muito feliz pela oportunidade de fazer um personagem que tem características conflitantes.”

Pavão explica o que fez para construir Petronius. “Construo o personagem sempre a partir do texto que recebo. Procuro entender quem ele é com as informações que estão ali e foram fornecidas pela autora. A partir daí vou buscando minhas referências e essa construção vai até o último capítulo. Cada personagem nos ensina muito.”

O centurião é um homem fechado e acaba sofrendo com o desaparecimento de sua irmã, Cassandra, papel vivido pela atriz Claudia Assunção, que contrai lepra e por isso é rejeitada pelo marido. O sofrimento de Petronius por não saber do paradeiro dela chega ao fim quando ele a reencontra e descobre que o Messias a curou. Essa realidade mexe com ele.

Coração mole
Pavão explica que, apesar de seu personagem ser fechado e não dar muita vazão aos sentimentos, ao longo de sua caminhada, ele vive experiências que o fazem rever suas convicções e Jesus é parte fundamental desse processo.

“Quando ele vê sua irmã leprosa ser curada por Jesus, a libertação de Maria Madalena e outros milagres, isso faz com que ele passe a acreditar nas palavras de Jesus.”

Quanto ao amor do soldado por Maria Madalena, Pavão afirma que “o público gosta do casal. A autora Paula Richard construiu uma relação muito bonita, a história de um amor que não pode se concretizar e isso é muito forte. Torço para que eles tenham um final feliz, que terminem juntos”.

O ator ainda explica que para ele as novelas bíblicas são diferentes das contemporâneas. “O tempo de raciocínio e de fala das tramas bíblicas é o que mais me afeta, pois é algo mais pausado. E, pela correria e demandas do dia a dia, não podemos imprimir isso no ‘tempo’. Mas na trama temos que sempre atentar para esse detalhe. Para o ator é ótimo poder exercitar isso.”

Pavão ressalta que há dois traços na personalidade de Petronius que ele gosta: “seu instinto e sua coragem para mudar seu caminho são fatores importantes. Sem dúvida nenhuma será um personagem que deixará saudades”, conclui.

Para saber mais sobre o personagem e como será sua relação com Jesus de agora em diante é preciso acompanhar a novela Jesus. A trama vai ao ar de segunda a sábado, às 20h45, na tela da Record TV.

O Centurião que reconheceu Jesus

O Petronius da trama é o Centurião citado no livro de Mateus capitulo 27.53-54 que reconhece que Jesus é o filho de Deus no momento que Ele ressuscita: “E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus”.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Blad Meneghel, Edu Moraes e Munir Chatack