5 dicas para ler a Bíblia

Confira quais são e como aproveitar bem a leitura da Palavra de Deus

Imagem de capa - 5 dicas para ler a Bíblia

A Bíblia é uma coletânea que inclui 66 livros. São relatos de acontecimentos, provérbios, cartas e profecias. Alguns exemplares possuem mais de mil páginas. Diante de tanto conteúdo, muitas pessoas se perguntam: qual a melhor maneira de ler a Bíblia?

O Bispo Renato Cardoso, durante transmissão do programa “Inteligência e Fé”, deu 5 dicas valiosas para que a leitura seja proveitosa.

1-Leitura contínua

É muito bom que você leia numa sequência. Porque quando você vai lendo numa sequência você vai entendendo melhor o que leu anteriormente. Ou seja: é recomendável que a pessoa inicie um livro e leia-o do princípio ao fim, mesmo que um pouco de cada vez.

2- Comece pelo livro de Provérbios

Se você é novo na leitura da Bíblia eu recomendo que você inicie pelos versículos de Provérbios. Porque cada provérbio é um versículo autoexplicativo. Você não tem que ler a história inteira para entender. Você pode ler apenas um versículo e já compreender o que ele quer dizer.

Então, você que vai ler um versículo por dia, começando com o livro de Provérbios, comece no capítulo 1, versículo 1. Marque aquele versículo que você leu no dia anterior e, no dia seguinte, leia o versículo seguinte.

3- Leia a Bíblia assim que acordar

Antes de checar a rede social, de checar o WhatsApp ou o celular, antes de ligar rádio, televisão. Antes de qualquer coisa pegue a Bíblia e leia um versículo. E em espírito de oração pergunte: o que o Senhor quer falar comigo hoje através desse versículo?

4- Medite no que leu

Alguns versículos serão entendidos na hora, outros serão entendidos com o passar do dia. Mas é importante refletir sobre aquilo que se está lendo.

5- Faça da leitura da Palavra de Deus um hábito diário

Se você se alimentar da Palavra de Deus todo os dias, se você beber da Palavra, comer da Palavra, você vai ver o impacto que isso terá na sua vida. Se a primeira voz do dia for a voz de Deus terá um grande impacto. Porque o próprio Deus promete que a Sua Palavra não voltará para Ele vazia.

Essa Palavra que você vai colocar na sua mente vai começar a mudar seus pensamentos, seus sentimentos e o seu comportamento. E isso vai trazer a mudança que precisa.

Se você ainda não tem uma Bíblia em casa, saiba que, em celebração aos 40 anos da Universal, o Bispo Edir Macedo elaborou uma Bíblia com suas anotações de fé. Clique aqui e a conheça.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: iStock