Como vencer o ciúme e a insegurança?


Por Camila Dantas / Foto: Fotolia

No A Escola do Amor Responde desta semana, um aluno pede ajuda para aprender a lidar com o ciúme que sente da namorada. Ela tem amizades com outros homens por causa do trabalho e ele se sente inseguro com isso. Confira as orientações que o palestrante Renato Cardoso deu ao aluno.

Aluno – Eu e minha namorada ficamos separados por três semanas. Estamos tentando voltar e agora ela tem amizade com outros homens, por causa do trabalho. Para mim está sendo difícil aceitar isso, porque sou muito ciumento, mas estou aguentando tudo calado. O que devo fazer?

Renato – Você não falou o motivo da separação, mas isso mostra que o relacionamento de vocês está um pouco fragilizado. Não sei o que aconteceu para que vocês ficassem separados, mas, antes de pensar em uma volta, você precisa resolver o que causou a separação. Porque, se isso ainda não está resolvido, com o passar do tempo, o problema acontecerá de novo. Então, você tem que ficar atento a isso em primeiro lugar.

Depois, precisa entender o que causa tanto ciúme em você e se sua namorada dá motivos para que se sinta assim. Caso ela seja do tipo de mulher que gosta de pegar carona com outros homens ou faz questão de almoçar com um rapaz que fica dando em cima dela ou tem comportamentos inapropriados para uma pessoa que está comprometida em um relacionamento exclusivo – e você já falou várias vezes disso com ela e ela insiste nesse comportamento, – , minha recomendação é que você termine esse relacionamento. Porque senão só terá dor de cabeça. Agora, se ela não faz nada disso, a razão do seu ciúme pode ser sua insegurança.

O fato dela estar trabalhando ao lado de homens não quer dizer que ela vá se comportar dessa maneira. Nesse caso, talvez seja você que não esteja “confiando no seu taco”. Você está achando que um homem melhor que você pode tomar o seu lugar, quando, na verdade, você está à frente deles, porque já é namorado dela, ou seja, já está em vantagem.

Para vencer essa insegurança, se esse for o seu caso, você precisa fazer três coisas. A primeira é deixar de olhar tanto para ela, para os outros homens e passar a olhar mais para si mesmo. A pessoa que é insegura não olha muito para si. Ela se compara demais com os outros e aí deixa a insegurança falar mais alto. Qualquer comparação é injusta, amigo. Você não deve se comparar a ninguém. A única coisa que você tem que fazer é olhar para as suas qualidades.
Ela escolheu você por causa de suas qualidades.

Não fique endeusando a sua namorada. O segundo passo é desenvolver mais suas qualidades. Invista em você e se torne um homem melhor. Não faça isso para concorrer com outros homens ou para ela, mas como forma de se amar e se valorizar. Veja também em qual área da sua vida você precisa se fortalecer: financeira, problemas comportamentais, carreira profissional ou na projeção do futuro. Analise, trabalhe o ponto necessário e invista em você. Dessa forma, você vai desenvolver sua segurança.

Outro aspecto importante é não pressioná-la demais, caso você esteja fazendo isso. Suas cobranças não vão impedi-la de trair você ou de cometer algum erro. Na verdade, quanto mais cobranças você faz, mais a afasta de você. Aproveite os momentos que estiverem juntos e seja grato por isso. Deixe que ela sinta saudade, em vez de ficar sufocando-a. Deixe que ela venha um pouquinho atrás de você.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como vencer o ciúme e a insegurança?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games