Trabalho voluntário ajuda jovens na escolha da profissão

Programa oferece a vivência em carreiras da Comunicação Social a 7 mil estudantes

Imagem de capa - Trabalho voluntário ajuda jovens na escolha da profissão

Pesquisa divulgada pelo Guia do Estudante afirma que cerca de 900 mil universitários trancam cursos, ou mudam de área ao longo da formação. Um modo de escolher a carreira sem errar, é o contato com a prática profissional proporcionada por trabalhos voluntários.

A Força Jovem Universal (FJU) oferece desde 1977 a possibilidade de experimentar o mercado da Comunicação Social, por intermédio do projeto Mídia FJU.

No Brasil, cerca de 7 mil jovens integram voluntariamente o projeto que é responsável pela divulgação das ações, eventos e reuniões da FJU. O projeto deixa à disposição dos voluntários a escolha na participação, conforme seu interesse de aprendizado, podendo adquirir conhecimento nas áreas de audiovisual, design, fotografia, jornalismo e marketing.

No grupo, além das trocas de experiências e conhecimento, os jovens também participam de workshops, palestras e oficinas sobre a área da comunicação.

Escolha certeira

Ela se formou em Ciências Contábeis e chegou a trabalhar na área, mas, ainda assim, não se sentia feliz. Hoje, a fotógrafa Damilly Moura Lisboa, 30 anos, relembra quando entrou para o Mídia FJU há 5 anos, e como isso mudou a sua vida profissional. “Se não fosse o projeto, provavelmente eu não estaria trabalhando hoje com o que amo, pois foi através dele que comecei a fotografar”.

Damilly conta que quando começou a trabalhar com fotografia “foi uma paixão logo de cara. Saí da empresa onde trabalhava, que era uma ótima multinacional, e passei a me dedicar à fotografia”.

Através do projeto que é conhecido como “a voz da FJU”, muitos jovens descobrem o seu talento e têm a oportunidade de desenvolvê-lo.

Esse foi o caso do jovem empreendedor, Vinicius Gomes, 19 anos, que estava começando a aprender a editar vídeos quando, há 5 anos atrás, foi convidado para entrar no projeto. Ele viu no Mídia FJU uma oportunidade de se aprofundar na área. Hoje, recém graduado em produção audiovisual, é grato por tudo o que aprendeu no grupo.

“Eu não pensava em trabalhar com isso, mas aí eu descobri o talento na área e decidi seguir carreira”, conta Vinicius que hoje trabalha com fotografia, filmagem e edição de vídeo.

Para participar do grupo, os interessados devem participar do CPM (Curso Preparatório Mídia) que consiste em ensinar o voluntário sobre a estrutura e objetivo do projeto. Também é oferecido o CIM (Capacitação Intensiva Mídia), onde os voluntários mais antigos compartilham o conhecimento com os mais novos.

A força dos jovens

A Força Jovem Universal foi formada em 1977. É um grupo de jovens voluntários que tem por objetivo ajudar outros adolescentes sem perspectiva de vida. A FJU está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.

O programa realiza eventos de caráter social sobre bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. Organiza, também, torneios esportivos, shows, competições de dança e música, gincanas e cursos.

O programa social promove, ainda, campanhas de doação de sangue, ações de solidariedade, faz visitas a hospitais, asilos e orfanatos.

imagem do author
Colaborador

UNIcom / Foto: Arquivo