Curso gratuito ensina idoso a usar smartphone e rede social

108 mil idosos de projeto social aprendem a usar redes sociais; faixa etária a partir de 60 anos é a que mais cresce no uso da internet no Brasil

Imagem de capa - Curso gratuito ensina idoso a usar smartphone e rede social

“Ficou tudo mais fácil para mim depois que aprendi a usar as redes sociais. Até estou economizando porque agora peço transporte pelo celular. Foi maravilhoso fazer esse curso de informática e os professores foram ótimos”, afirma a aposentada, Maria Lúcia Ferreira Ângelo, de 75 anos.

Ela integra um grupo de 108 mil idosos que fizeram o curso “Calebe Educar – Curso de informática e tecnologias” ministrado no Calebe, grupo social que atende idosos no Brasil e exterior.

Os idosos aprenderam a criar páginas pessoais na internet, usar smartphones, conversar e fazer ligações gratuitas via celular e a pedir transporte particular por aplicativo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, o percentual de idosos que acessa a internet passou de 24,7% para 31,1% em 2017.

Segundo o coordenador do grupo Calebe no Brasil e exterior, o Bispo Sergio Gonçalves, houve uma surpresa positiva quando o curso foi divulgado, uma vez que “dezenas de interessados surgiram prontamente, o que mostra que estamos no caminho certo, especialmente quando vemos o idoso feliz e incluído”.

Saiba mais sobre o Calebe

O programa social Calebe foi criado no Texas, nos Estados Unidos, em 2009, pelo Bispo Renato Cardoso e, em setembro de 2012, chegou ao Brasil. Atualmente, está em mais de 70 países.

O objetivo do Calebe é proporcionar mais qualidade de vida à terceira idade, por intermédio de interação social, cursos, passeios e atividades físicas. O grupo visita asilos, hospitais e residências e seus membros desenvolvem ações de entretenimento, saúde, beleza, orientações sociais, jurídicas e apoio psicológico.

São realizadas, também, palestras, atividades físicas e cursos, de forma regular e gratuita.

Em 2018, aproximadamente 63 mil voluntários (53 mil no Brasil e 10 mil no exterior) atenderam quase 2,5 milhões de pessoas, sendo 1.785.483 em território nacional e 658.805 fora do Brasil.

Conteúdo didático

– Configurações do smartphone – alarmes, brilho de tela, utilização da agenda e ligações

– WhatsApp – conversas, grupos e menu

– Facebook – criação do perfil, como fazer postagens e adicionar amigos

– Transporte por Aplicativo – como utilizar, conferir valor e motorista

Como se inscrever:

As aulas começarão em 5 de janeiro de 2019. Os interessados podem procurar pela coordenação do Calebe em qualquer Universal para saber dos horários e dias dos cursos.

imagem do author
Colaborador

UNIcom