Você merece um aumento?

Saiba quais os cuidados que você deve ter quando fizer essa solicitação ao seu gestor


Por Eduardo Prestes / Foto: Fotolia / Cedida

Pedir aumento salarial pode ser um problema para muitos trabalhadores, ainda mais quando se considera o momento econômico que o País atravessa. Mas para o diretor-executivo da Bazz Estratégia em São Paulo, Celso Bazzola, de 50 anos, o fato de o Brasil passar por uma crise não invalida um pedido de aumento. “A solicitação pode ser feita, desde que se estabeleça uma estratégia prévia e que leve em conta que normalmente as empresas têm suas políticas de remuneração e carreira.

Deve-se pensar ainda que as ações e os resultados apresentados pelo colaborador podem definir qual é o melhor momento para o pedido. O profissional deve se mostrar tecnicamente preparado para os desafios e apto para aproveitar as oportunidades”, esclarece.

Argumentação

Na opinião do especialista, é possível aproveitar o momento em que a empresa está em crescimento e obtém bons resultados. “Mesmo assim, é preciso ter argumentos sólidos quando for fazer o pedido, o que demonstra segurança e franqueza. Outro aspecto importante é não individualizar seus esforços ou aquilo que é parte de sua responsabilidade, mas potencializar os argumentos que o fizeram elegível a alcançar essa possibilidade, como desenvolvimento e formação, tempo de trabalho, desempenho, além da avaliação por resultado”, explica.

Respeito

Bazzola diz que os principais erros na hora de pedir aumento são apontar motivos pessoais ou comparar-se aos colegas. “As empresas têm sua estrutura e políticas corporativas e isso significa que as análises para um aumento salarial devem estar ligadas ao resultado e não ao aspecto pessoal, pois se para cada situação individual houvesse uma política, a empresa estaria fadada a cometer injustiças com os que apresentam melhores resultados. Comparar-
se ao colega também não é recomendado, uma vez que o desempenho e a entrega de cada profissional são diferentes. O respeito à política e à igualdade de oportunidades devem prevalecer”, avalia.

Total cash

O fato do pedido de aumento não ser atendido, não deve ser um entrave ao crescimento pessoal do trabalhador. É importante avaliar oportunidades em outras empresas, se for o caso, mas, para Bazzola, antes de tomar essa decisão, vale analisar formas alternativas de compensação, como bolsas ou auxílios para cursos. “Também é preciso avaliar a remuneração total ou ‘total cash’. Esta talvez seja uma das tendências de mercado, pois as empresas necessitam equilibrar seus custos e ao mesmo tempo atrair e reter talentos, além de fazer com que os profissionais tragam resultados”.

Benefícios

O especialista esclarece que o “total cash” vai além do salário mensal. “Para entendê-
lo, leve em conta o salário variável a curto prazo como comissões, prêmios por desempenho, participação nos lucros e resultados (PLR), bônus, gratificações; e o salário variável a longo prazo, como “stock options”, bônus diferido e adicionais legais como periculosidade, insalubridade, adicional noturno, anuênio e ainda benefícios como planos médico e odontológico, seguro de vida, vale-refeição, carro e previdência privada”, sugere.

Potencial

Bazzola aconselha que o trabalhador entenda como funciona o mercado. “Cada vez mais as empresas estão buscando profissionais que acreditem em seu potencial e os ganhos são oferecidos pelo resultado de ambos, empresa e colaborador. Portanto, minha recomendação é que o trabalhador amplie a visão no momento de buscar novos desafios, não se limite apenas ao salário, mas veja tudo o que a empresa oferece em prol de seu crescimento pessoal e profissional”, conclui.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você merece um aumento?

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games