Cantoras indicam chás laxantes e viciantes para fãs emagrecerem

Produtos são capazes de causar úlceras, mas as famosas fazem propagandas mesmo assim

Imagem de capa - Cantoras indicam chás laxantes e viciantes para fãs emagrecerem

O que Cardi B, Iggy Azalea e Amber Rose têm em comum, além da música? As cantoras indicam chás laxantes e viciantes para fãs emagrecerem. As três, juntas à modelo Khloé Kardashian (foto acima), tornaram-se alvo de críticas recentemente. Isso após fãs revelarem problemas de saúde causados por produtos indicados pelas celebridades.

As quatro famosas têm muita força nas redes sociais. Somadas, têm mais de 40 milhões de seguidores no Twitter e mais de 150 milhões de seguidores no Instagram. A maioria dessas pessoas jovens.

Por isso aceitam fazer propagandas de diversos produtos de beleza, inclusive chás laxantes que são desaprovados pelos profissionais de saúde.

Cantores indicam chás laxantes e fãs obedecem

O poder de influência dessas celebridades é tamanho que a rede inglesa de comunicação BBC fez uma reportagem especial sobre jovens que seguiram as indicações, mesmo sem consultar médicos.

A jovem India Benjamin contou que descobriu esses produtos por meio das pessoas que seguia nas redes sociais.  Ela passou a utilizar e se tornou uma viciada no produto, o que danificou gravemente sua saúde.

Já Queenette Konyeha, de apenas 23 anos, seguiu a orientação das famosas e desenvolveu uma úlcera e uma infecção na região da bexiga. Isso porque, além mexer na flora intestinal, o produto a fez parar de se alimentar adequadamente.

 “Você quer experimentar porque acha que elas usam o produto. Acha que, se ele funciona para elas, também vai funcionar para você”, afirmou a moça.

Não caiam nessa armadilha

Quando as celebridades fazem propagandas de produtos nas redes sociais elas estão recebendo dinheiro para isso. Infelizmente, muitos fãs não se atentam a isso e acreditam que é fácil perder peso, por exemplo.

“Você também já deve ter visto a quantidade enorme de pessoas que prejudicaram sua saúde com dietas e fórmulas mirabolantes para emagrecer”, afirma a colunista Núbia Siqueira, em artigo publicado recentemente. “Não creio que vale a pena sacrifícios cruéis em que se coloca em risco até a vida pela beleza, que é algo tão passageiro”.

De fato, como afirmou o professor sênior de nutrição humana da Universidade de Coventry Duane Mellor à BBC, “a melhor maneira de se manter no peso saudável é com boa alimentação e exercícios físicos”.

Lembre-se: a sugestão de celebridades não é orientação médica.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: insta iamcardib