“É preciso estar com o coração aberto para receber Jesus”

O ator Felipe Cardoso fala de seu personagem na novela Jesus e nos leva a refletir sobre a fé

Imagem de capa - “É preciso estar com o coração aberto para receber Jesus”

Nessa época do ano o que mais se vê são pessoas correndo de um lado para o outro para comprar presentes e reunir a família em volta de uma mesa farta. Aparentemente, elas desejam passar uma noite feliz, relembrar a data em que Jesus possivelmente teria nascido e fazer as pazes com aqueles com os quais passaram o ano todo nutrindo algum sentimento ruim.
A data, que é passageira para muitos, infelizmente serve apenas como um momento para festejar. Depois da confraternização, o clima “natalino”, cheio de amor, paz e esperança, acaba e tudo volta à realidade.
Para o ator Felipe Cardoso, que interpretou o personagem Ami na novela Jesus, da Record TV, a época deveria servir para buscar uma fé real e verdadeira e pensar em tudo o que Jesus fez por todos nós na cruz.
“As pessoas estão acostumadas a acreditar na falsa fé, aquela que não tem muito efeito. E, quando o período de festas se aproxima, elas passam a ser mais amorosas, mas depois tudo continua do mesmo jeito. Isso acontece porque, quando a pessoa não se tem uma fé verdadeira, ela logo deixa de praticar o que é certo. Infelizmente muitos fazem o que é momentâneo e se movem apenas pelo sentimento. Hoje enxergo Jesus de uma forma diferente, estou mais próximo dEle e isso aconteceu porque provei dessa fé genuína.”

O personagem

O ator fala de uma frase que ouviu de um dos preparadores de elenco da novela Jesus e que chamou sua atenção: “ele me disse que às vezes nós erramos na fé. Eu levei um tempo para entender isso. Fui entender isso depois, graças a meu personagem, que mostra bem isso. Ami é o tipo de pessoa que acaba acreditando e canalizando sua força em determinadas coisas que são momentâneas, o que ele acha que é certo. Contudo, quando você conhece a verdadeira fé, passa a entender que com ela é possível mover montanhas. A Paula Richard, autora da novela, foi muito feliz ao destacar atacar os dois tipos de fé que Ami teve: a momentânea e a verdadeira e duradoura”.
Ami até então era o paralítico do tanque de Betesda. Todos os dias e durante muitos anos, ele permaneceu lá com esperança de que um anjo agitasse as águas e o curasse. Até que, na Páscoa, Ami é curado pelo próprio Jesus (interpretado pelo ator Dudu Azevedo).
O problema é que Ami não muda de vida, mesmo depois de ter sido curado. Ao enganar Claudia (Larissa Maciel), mulher de Pôncio Pilatos (Nicola Siro), e Helena (Júlia Maggessi), filha dele, quando leva as moedas que elas iriam doar aos pobres, Ami desperta a fúria do governador, que ordena a prisão e a morte dele. Isso mostra que o problema de Ami não era a paralisia, mas a falta de reconhecimento do poder de Jesus em sua vida.

Ele foi tocado

Em outra cena, a personagem Maria Madalena, vivida pela atriz Day Mesquita, explica para Ami que, mesmo tendo recuperado os movimentos das pernas, ele continuava sendo um paralítico, pois sua paralisia vinha da alma. Para o ator, seu personagem só muda quando fica sabendo que seria crucificado. “Quando ele vê que não há mais volta, reconhece que Maria Madalena tinha razão e que sua paralisia no coração era maior do que a das pernas.” Ami aceita Jesus e sua sentença, mas tem certeza que tinha sido perdoado e que estaria nos braços de Deus.
O ator ainda conta como foi viver a cena da crucificação: “foi a cena mais difícil da minha carreira. Não imaginava que ficar naquela posição fosse tão doloroso. É sufocante ficar daquela forma, mas essa cena foi um presente. Entretanto só conseguimos fazer cenas como essa e levar a verdade quando passamos a aceitar e a acreditar nessa fé. É preciso estar com o coração aberto para receber Jesus”, afirma.
Felipe relata que depois de participar da trama evoluiu profissionalmente e se transformou em um ser humano melhor, além de se tornar apto a viver novos desafios. “Fui tocado, me abri e permiti que Jesus estivesse perto de mim. Tudo isso serviu para que eu me fortalecesse ainda mais”, finaliza.
A novela Jesus vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h45, na Record TV. Em breve, o público vai conferir uma das cenas mais aguardadas: a crucificação de Jesus.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Foto: Blad Meneghel / Divulgação