Faça de 2019 um Ano Novo de verdade

Desemprego, crise política e brigas marcaram o ano de muitos brasileiros. Como fazer diferente em 2019? O primeiro passo é estar na presença de Deus na Vigília da Virada

Imagem de capa - Faça de 2019 um Ano Novo de verdade

O ano de 2018 foi difícil para os brasileiros. Para muitos, a falta de emprego trouxe preocupação e angústia; outros sofreram com problemas no casamento ou nos relacionamentos familiares. A crise econômica e política gerou incertezas.
Agora, a poucos dias do fim de 2018, fica a pergunta: o que você quer para o próximo ano? Como preparar as bases para que 2019 seja realmente um período novo? Para ter um ano melhor é preciso, antes de tudo, estar na presença de Deus. É por isso que milhares de brasileiros se reúnem para a Vigília da Virada. Ela ocorre todos os anos em 31 de dezembro na Igreja Universal em todo o mundo. A reunião é uma oportunidade de dedicar os primeiros minutos do novo ano ao fortalecimento da fé.
Vença o medo
No ano passado, o Bispo Renato Cardoso ministrou a palestra da Vigília da Virada no Templo de Salomão, em São Paulo. Durante o evento, ele falou de como eliminar os temores e alcançar o melhor de Deus. “Se você começa o ano com medo, com certeza você vai errar, vai deixar de fazer o que tem que fazer e de confrontar seus problemas. Para vencer o espírito do medo, você precisa se encher do Espírito de Deus, pois Ele dá força, coragem, temperança e domínio próprio”, disse. E como fazer isso? “Você não precisa ser santo, mas deve ser uma pessoa determinada e com disposição para obedecer à Palavra de Deus. Assim, Deus vai moldando e guiando você para que ande junto dEle”, detalhou.

Fé em primeiro lugar
Há 10 anos, a empreendedora Luciana Quintino, de 33 anos (foto a esq.), faz questão de começar o ano na presença de Deus. Para ela, a fé é prioridade número um. Em 31 de dezembro, Luciana já sabe aonde estará: na Vigília da Virada no Templo de Salomão, em São Paulo. “Se você quer um ano maravilhoso, com paz e proteção de Deus, você precisa começar ao lado dEle. Participar dessa vigília é uma experiência fantástica, pois tenho a certeza da proteção de Deus e a confiança de que tudo vai dar certo, independentemente dos obstáculos”, afirma, acrescentando que estará na Vigília ao lado da mãe.
Segundo ela, um dos momentos mais marcantes da Vigília é a Santa Ceia. “A Santa Ceia é uma oportunidade de sentar com Jesus à mesa e receber o corpo e o sangue dEle. Por meio da Santa Ceia, Ele limpa o nosso coração, nos dá paz e bons olhos. Quando colocamos a vida espiritual em primeiro lugar, tudo flui, não importam as
circunstâncias”, assegura.
Desde que começou a frequentar a Universal, há uma década, Luciana garante que teve muitas mudanças positivas em sua vida. “Antes eu passava a virada do ano em festas com muita bebida, mas era uma alegria falsa. Eu sempre tinha uma preocupação, uma angústia. Hoje tenho paz e a verdadeira alegria”, finaliza.

Mais do que o esperado
A engenheira de produção Veridiana Candelaria, de 26 anos (foto a dir.), também vai passar os últimos momentos do dia 31 de dezembro no Templo de Salomão, em São Paulo. Ela frequenta a Universal desde criança e conta que vai participar da Vigília da Virada acompanhada dos pais, do irmão, do sobrinho e de um tio. Para ela, a reunião é um momento para se aproximar de Deus e se renovar. “A Vigília da Virada dá estrutura para o novo ano. Nesse momento, entrego meus planos e objetivos a Deus e tenho certeza de que vou conseguir alcançá-los. Deus sempre nos surpreende com planos maiores do que os nossos”, afirma.
Veridiana atribui à fé as conquistas que teve em 2018 na área profissional. “Este ano eu pedi a Deus uma direção para a minha carreira, pois estava um pouco descontente. Eu tinha pedido uma promoção, mas Deus foi além do que eu achava que aconteceria. Fui transferida para uma área bem melhor, com mais oportunidades de crescimento na carreira”, comemora.

Renovação
A jovem Tatiane Nunes Mendes dos Santos, de 28 anos (foto a esq.), também estará no Templo de Salomão no último dia de 2018. Ela frequenta a Vigília da Virada desde criança. “A Vigília que mais me marcou foi quando o Bispo perguntou como queríamos entrar em um novo ano sendo a mesma pessoa. Foi aí que parei para pensar: ‘como eu quero ter um novo ano com as mesmas atitudes?’”, diz, esclarecendo que busca renovar os próprios pensamentos durante o evento.
Para ela, participar da Vigília é dar prioridade à vida espiritual. “Estarei na Vigília com a certeza de que Deus quer me ensinar algo novo e extraordinário. Estar na presença de Deus é dar a Ele as primícias do meu ano: minhas primeiras palavras, pensamentos e sonhos. Quero que Ele tome a frente do novo ano que vai se iniciar”, conclui.
*Colaborou: Flavia Francelino

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell* / Fotos: Demetrio Koch