Vídeo ensina idoso a não cair em golpe

Canal no YouTube traz dicas e informações para pessoas da melhor idade

Imagem de capa - Vídeo ensina idoso a não cair em golpe

No final do mês de dezembro, o programa social Calebe disponibilizará no canal Youtube e na página do Facebook um vídeo com orientações jurídicas e dicas para idosos não caírem em golpes, como a aquisição de empréstimos consignados indevidos, compra de produtos ou bens que não têm interesse e utilização de suas contas bancárias por parentes ou terceiros.

A iniciativa pretende evitar o endividamento de idosos e a consequente piora na qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos. De acordo com a empresa Serasa Experian, a inadimplência dos idosos foi a que mais cresceu nos últimos dois anos. Em junho deste ano, 35% dos brasileiros com mais de 61 anos estavam com contas atrasadas.

Neste primeiro vídeo, as principais dúvidas serão esclarecidas pelo advogado Ricardo Jorge que integra o grupo Calebe, onde oferece apoio e orientação jurídica.  “Pessoas da terceira idade têm se tornado vítimas de golpes porque são carentes de atenção, tornando-se presas fáceis de serem enganadas”, afirma Ricardo.

Ele conta que, por exemplo, o idoso entra numa agência bancária e é convencido a adquirir produtos, como: seguro, previdência privada, empréstimos consignados, etc.  “Até venda de consórcio para quem não tem habilitação, já chegou para mim”, lembra.

Outros temas

Os próximos vídeos abordarão temas do cotidiano dos idosos, como a prevenção de acidentes, dicas de saúde, mudanças na lei que rege a aposentadoria, previdência social, nutrição, novos hábitos.

“Em nosso trabalho social, nos deparamos com histórias de abandono emocional e financeiro, entre outros graves problemas. Por isso, vamos apresentar esses vídeos para ajudá-los”, explica o Bispo Sérgio Gonçalves, coordenador do Grupo Calebe.

De acordo com o IBGE a população idosa brasileira ultrapassou, em 2017, a quantidade de 30 milhões de habitantes. Diante deste número, o projeto social da Universal para os idosos vai de encontro às principais demandas desta faixa etária. “O Calebe surgiu diante dessa realidade. Sabemos que, como sociedade, estamos envelhecendo, e vimos a necessidade de alcançar essas pessoas auxiliando cada idoso a alcançar a plenitude desse envelhecimento”, afirmou o bispo.

Grupo Calebe

O grupo Calebe busca desenvolver ações que orientam e instruem idosos, além de oferecer momentos de lazer e descontração. Os idosos recebem apoio psicológico, participam de atividades físicas de forma regular e gratuita, em todo o Brasil e em mais de 50 países.

Neste ano, foram atendidas 1,8 milhão de pessoas no Brasil e outras 658 mil pessoas no exterior. O Calebe conta com 53.667 voluntários no país e 10.018 no exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom