Sem a presença dos pais à mesa, crianças estão se tornando obesas

Programa social proporciona piquenique para famílias no Brasil e exterior

Imagem de capa - Sem a presença dos pais à mesa, crianças estão se tornando obesas

Segundo a revista “Archives of Pediatrics and Adolescent Medicin” (Arquivo de Medicina Pediátrica e Adolescente, em inglês), a pressa para executar as atividades do dia a dia tem levado muitas famílias a abandonar o costume de se sentar à mesa para comer, afetando negativamente a saúde das crianças. Buscando estreitar a relação familiar e trazer o conhecimento dos benefícios que uma alimentação em família traz para as crianças, o Projeto Escola de Mães realizou neste mês de novembro o evento piquenique para pais e filhos.

A pesquisa da revista norte-americana apurou que se sentar à mesa, em família, é uma garantia para os pais de que as crianças terão uma alimentação saudável. Assim, evita-se o consumo excessivo de fast-foods e se estimula uma dieta com mais frutas, verduras e legumes. Por esse motivo, crianças que fazem refeições em família são menos propensas a desenvolver obesidade e diabetes, entre outras doenças.

Sem uma mudança de hábitos alimentares, até o ano de 2025 a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças no Brasil, de acordo com um alerta divulgado pela Federação Mundial de Obesidade.

Para Néia Dutra coordenadora do projeto, fazer as refeições à mesa com os pequenos pode trazer benefícios muito além de uma boa alimentação. Ela acredita que é mais uma oportunidade de pais estreitarem a relação com seus filhos.

“O que acontece hoje em dia na maioria das casas, é que cada membro da família faz suas refeições em horários diferentes, uns na frente da televisão, outros usando o celular. Por dispormos de pouco tempo, é comum que nos afastemos uns dos outros, mesmo morando sob o mesmo teto”.

Segundo a coordenadora, o piquenique também é uma oportunidade privilegiada para ensinar muitas habilidades às crianças. “Manter a qualidade desse momento de compartilhamento é um bom investimento para a saúde e o bem-estar futuros dos filhos”.

Este ano, o evento foi realizado em todo Brasil e em outros países, como África do Sul, Argentina, Portugal, Estados Unidos e México. Alimentos como sanduíche natural, bolos, salada de frutas, sucos e brindes foram oferecidos gratuitamente aos pais e filhos durante o piquenique. Cerca de 10 mil pessoas foram beneficiadas.

Saiba mais sobre o grupo Escola de Mães

O programa social teve início em 2012 e atua em todo o País com o objetivo de valorizar e prestar assistência aos pais que desejam superar as dificuldades de criar filhos com os desafios que as famílias precisam enfrentar no século 21, como as novas tecnologias que expõem os jovens a riscos sociais intensos.

As atividades englobam palestras e orientações individuais, nas quais os pais recebem o suporte para educar e manter uma relação cotidiana saudável com os seus filhos, sempre com base nos valores da família.

Em 2017, foram realizados 73.561 atendimentos por 1.514 voluntários do grupo.

Caso tenha interesse em participar, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

UNIcom