Ação social recruta doadores de sangue para abastecer hospitais

Neste sábado (24), o Grupo da Saúde – programa social que ampara doentes internados nos hospitais em parceria com o Grupo Evangelização – programa social que auxilia comunidades carentes e moradores de rua – promoverão uma campanha de doação de sangue. São esperadas aproximadamente 7 mil pessoas em todo País. A ação tem como objetivo recrutar novos doadores e celebrar o Dia do Doador Voluntário de Sangue, comemorado dia 25 de novembro.
Em São Paulo, a coleta será realizada das 8h às 15h, em uma unidade móvel do Hemocentro, no prédio da Igreja Universal do Reino de Deus, na Rua Carlos Botelho, 427, Brás, em São Paulo.
A campanha ajudará a abastecer os estoques de sangue dos hospitais que, com os sucessivos feriados, ficaram abaixo do necessário.
“É preciso reforçar os estoques de sangue, em especial para o período do final do ano, onde há uma demanda maior e faltam doadores no Brasil”, explicou o coordenador do Grupo da Saúde, Bispo Eduardo Ribeiro.
Atualmente, 16 doadores para cada grupo de mil habitantes doa sangue regularmente, segundo dados do Ministério da Saúde. Ainda segundo o levantamento, jovens com idade entre 18 e 29 são os maiores doadores, o que corresponde a 42% do total de doações registradas no país.
No dia da doação
É recomendado que o doador compareça bem alimentado, evitando alimentos gordurosos. Após o almoço é preciso aguardar duas horas para doar.
Requisitos para ser um doador
– Ter entre 16 e 69 anos – menores de 16 anos devem ter autorização do responsável e pesar mais de 50 kg;
– Estar em bom estado de saúde, descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não fumar e estar bem alimentado;
– Só poderá doar depois de 6 meses quem tiver feito tatuagem, micropigmentação ou colocado piercing. O mesmo vale para pessoas que realizaram exames como endoscopia ou colonoscopia;
– Gestante ou lactante só poderá doar após terminar o ciclo de amamentação do bebê;
– Para quem já doou é preciso ter um intervalo para a próxima doação. Homens precisam aguardar 60 dias, com máximo de quatro doações nos últimos 12 meses e mulheres 90 dias com máximo de três doações nos últimos 12 meses.
Serviço:
Data: 24 de novembro de 2018, das 8h às 15h
Local: Rua Carlos Botelho, 427, Brás – São Paulo

imagem do author
Colaborador

UNIcom