A ressurreição da filha de Jairo

Confira entrevista exclusiva com os atores Felipe Cunha e Myrella Victoria, que vivem pai e filha na novela Jesus

Imagem de capa - A ressurreição da filha de Jairo


A novela Jesus, da Record TV, tem contado a história do Messias e os milagres que Ele realizou enquanto esteve na Terra. Um desses milagres foi mostrado no capítulo 71 da trama. A passagem descrita em Marcos, capítulo 5, versículos 35 a 43, relata a ressurreição da filha de Jairo.
Na novela, Jairo é interpretado pelo ator Felipe Cunha, um fariseu instruído na interpretação da lei. Sacerdote da sinagoga em Cafarnaum, gaba-se por conhecer detalhadamente as Sagradas Escrituras e, por não acreditar em Jesus, vivia O confrontando. Ele tem uma filha, que se chama Talita, que escondeu de todos por ela ter nascido com uma deficiência. A menina, interpretada pela atriz Myrella Victoria, vivia sob os cuidados de sua mãe, Chaya (Giselle Lima). Rejeitada pelo pai, que não aceita a condição física dela, Talita acaba ficando debilitada por conta dos problemas de saúde e, então, falece. Desesperado e ainda que não aceite Jesus, Jairo se lembra dos inúmeros milagres que testemunhou e pede Sua ajuda. O Messias prontamente ressuscita a menina (veja quadro ao lado).

Os personagens
Em entrevista exclusiva à Folha Universal, os atores Felipe Cunha e Myrella Victoria (foto a esq.) falam um pouco mais de seus personagens. A atriz explica que foi um grande desafio compor Talita, pois viver uma criança com deficiência física exigiu dela movimentos específicos. “Minha personagem era uma criança com problemas de locomoção e muito triste. Precisei focar nesses detalhes, pois toda sua expressão ficou no olhar.” Myrella também fala da experiência com a cena da ressurreição. “Na hora de gravar, estamos focados em dar o melhor, então tem toda aquela expectativa, porém, quando assisti, não consegui me conter e me emocionei.”

Já o ator Felipe Cunha (foto a dir.), quando questionado se o fariseu passaria a ser uma nova pessoa, diz que “Jairo jamais será o mesmo depois do milagre que o Messias fez em sua vida. Ele passa a ver Jesus de outra forma, mas ainda vai precisar enfrentar outros percalços para realmente se entregar”. Felipe defende seu personagem, que é visto como vilão por não ter reconhecido Jesus como o Messias, e comenta: “naquela época, apareciam muitos que diziam ser o Messias. Isso era comum. Contudo Jairo esperava que o Salvador da Humanidade fosse um guerreiro e não alguém com o dom da palavra, pois até então Jairo era o responsável pela palavra e por aconselhar as pessoas e, para ele, era difícil acreditar”.
Quanto à possível falta de amor que Jairo teria pela família, Felipe explica: “Jairo amava a filha e a esposa, mas ele tinha uma condição diante dos outros que não lhe permitia que assumisse essa filha doente porque tinha medo de perder a sua posição de sacerdote. Ele mentia por necessidade. Se não fosse o seu trabalho, como manteria a esposa e a filha?”

Em relação ao seu aprendizado com a atuação, Felipe revela: “vivo a possibilidade de olhar para Jesus e ver os meus erros como vejo os de Jairo. É um momento em que a vida do Felipe se mistura com a de Jairo. Isso é transformador”.
Próximos capítulos
Não é possível ainda avaliar se Jairo realmente mudou. Externamente, ele passa a acreditar em Jesus, mas não se sabe se suas atitudes condizem com as de quem realmente se entregou de fato a Ele. Nos próximos capítulos, ele se envolverá com Laila (Manuela do Monte), casada com seu melhor amigo Simão Fariseu (Rafael Sardão). Concluímos, então, que ele é o tipo de pessoa que acredita nos feitos de Jesus, mas que não teve a transformação completa. Mas talvez essa atitude possa mudar. Acompanhe a trama que vai ao ar na Record TV de segunda a sexta, às 20h50.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Blad Meneghel e Reprodução