Pesquisa aponta que 7 em cada 10 brasileiros só leem o título das notícias

Público não tem o hábito de ler as matérias completas na internet. Entenda

Imagem de capa - Pesquisa aponta que 7 em cada 10 brasileiros só leem o título das notícias

Um levantamento feito pela empresa de tecnologia DNPontocom revela que sete em cada dez brasileiros da Geração Z leem apenas os títulos das notícias e não dão atenção ao conteúdo apresentado. A Geração Z é formada por pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e 2010.

Já os brasileiros da Geração X, nascidos entre 1960 e 1982, têm mais paciência para ler notícias em portais. Entretanto, seis em cada dez apresentam dificuldades em reconhecer sites de credibilidade.

Foram analisados os perfis de redes sociais de 23.400 brasileiros.

Por que só leem o título?

Em entrevista ao programa Brasil Notícias, exibido pela Rede Aleluia e Rádio Record, a especialista em marketing digital Viviane Rodrigues afirma que um dos motivos para os jovens não lerem os conteúdos, principalmente online, é o excesso de textos rasos espalhados pela internet:

“Essa dinâmica de informações rápidas em textos curtos e muitas imagens é o que faz com que o público perca o interesse pela leitura. E faz com que cada vez consuma mais conteúdos visuais como vídeos, fotos, imagens, gifs.”

Para o sociólogo e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Paulo Silvino Ribeiro, esse comportamento em território nacional se dá principalmente pela falta do hábito da leitura:

“As pessoas têm necessidade apenas pelo tópico frasal. Quanto menor o título, melhor. Quanto mais imagens e vídeo, melhor. Então, acredito que seja algo que marca o nosso tempo. As pessoas preferem cada vez menos ler, e cada vez mais ter a informação de modo compacto, objetivo. No caso do Brasil tem um agravante: o pouco hábito da leitura de fato.”

Essa desinformação devido à falta da leitura somada à dificuldade na compreensão de textos e notícias afeta negativamente a sociedade:

“Quando nós não temos o hábito da leitura, temos maior dificuldade em compreensão e interpretação de texto. Isso, evidentemente, contribui negativamente para o pensamento crítico. As pessoas que não leem estudam pouco e uma coisa está muito ligada à outra. Estuda pouco, lê pouco. E vice-versa. Isso acaba refletindo na qualidade da mão de obra, na qualidade da formação”, enfatiza Paulo.

O publicitário e presidente do Hello Group de pesquisa e mídia digital, Davi Bertoncello, conclui que as mídias ainda estão em processo de adaptação, mas que existe espaço e conteúdo para todos os gostos:

“A gente precisa valorizar todos os tipos de conteúdo e conseguir fazer com que o público entenda o propósito de cada site”.

(*) Brasil Notícias, apresentado por Ana Carolina Cury e Decio Caramigo, veiculado na Rádio Record e Rede Aleluia

imagem do author
Colaborador

Redação (*) / Imagem: iStock