Os efeitos da anorexia na vida de uma jovem

Conheça a história de Lizzie, os efeitos da doença em sua vida e como vencer o problema

Imagem de capa - Os efeitos da anorexia na vida de uma jovem

Lizzie Porter (foto abaixo) é uma jornalista de 27 anos, mas que possui ossos de uma pessoa de cerca de 70 anos. Diagnosticada com osteoporose, anemia, entre outros problemas, a jovem sofre com a perda de densidade óssea que compromete até seus dentes, que doem e podem apodrecer facilmente. “Desde o início do ano, gastei 4,2 mil libras (cerca de 20 mil reais) em tratamentos odontológicos, incluindo oito obturações, tratamento de canal, duas coroas e um implante”, disse em entrevista à BBC.
A raiz do problema é a anorexia que a acompanha desde os 12 anos. O transtorno alimentar faz com que a pessoa se alimente pouco (pois enxerga o próprio corpo de forma distorcida, normalmente muito acima do peso) objetivando emagrecer o máximo possível. Muitas vezes é acompanhado de bulimia, em que a pessoa até se alimenta, mas vomita ou toma laxantes e diuréticos para eliminar rapidamente o que ingeriu.
Os anos sem se alimentar corretamente, em uma fase crucial para o desenvolvimento humano, tiveram a osteoporose e todos os outros problemas como consequência. Lizzie luta contra hábitos anoréxicos, mas, infelizmente, está longe de ser saudável.
“A anorexia fez com que meu corpo envelhecesse rapidamente e agora estou lutando com as consequências de longo prazo do distúrbio. Ainda uso uma calculadora para contar a quantidade de calorias que consumo por dia, e tendo a atacar qualquer um que me force a comer coisas como bolos, tortas e cremes. Se eu for totalmente honesta comigo mesma, sei que tenho de me esforçar mais para minimizar as consequências da anorexia no longo prazo”, admitiu na publicação.
Problema físico ou espiritual?
Hoje em dia se fala mais a respeito de problemas como a anorexia, que costuma ser tratada como algo de fundo psicológico, mas suas raízes estão em um campo em que a medicina não consegue tratar.
De acordo com o Bispo Renato Cardoso, é impossível uma pessoa estar bem espiritualmente e ficar satisfeita ou passiva diante da destruição de seu próprio corpo. “O normal e natural é a pessoa lutar pelo seu bem-estar e o das pessoas que ama. Por isso, muitos problemas físicos não são vencidos porque a raiz do problema é espiritual”, diz.
Somente usando a fé no nome do Senhor Jesus é que alguém pode ser completamente livre desta doença. Foi o que aconteceu com Maria Eduarda Lucas; após ser vítima de bullying, ela sofreu com a automutilação, bulimia e anorexia. Foi com as armas espirituais que a jovem venceu o problema. Veja seu depoimento no vídeo abaixo:

O que aconteceu com Maria Eduarda pode acontecer com você. Busque esse auxílio nos encontros que acontecem todas as sextas-feiras e aos domingos na Universal. Encontre o endereço do templo mais próximo de você aqui.
Se estiver em São Paulo, vá ao Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no Brás, zona leste da capital paulista.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock - Reprodução Instagram