Os 12 apóstolos escolhidos por Jesus

Conheça melhor os homens que andaram lado a lado com o Messias

Imagem de capa - Os 12 apóstolos escolhidos por Jesus

Uma das muitas cenas que emocionaram o telespectador da novela Jesus, da Record TV, foi o momento em que Jesus (Dudu Azevedo) escolheu os seus 12 apóstolos, aqueles homens que o acompanhariam na nobre missão de levar a mensagem da Salvação. Eram pessoas comuns, trabalhadores, com falhas e defeitos, mas Jesus, que vê além do exterior, encontrou em cada um deles qualidades que O agradaram. Com a divulgação do Evangelho, eles entraram para a história que ultrapassou os limites de Israel e alcançou o mundo.
Na trama, ainda em Cafarnaum, Jesus, em uma conversa com Pedro (Petrônio Gontijo), anuncia que escolheria 12 homens entre os seus seguidores para que se tornassem seus apóstolos. Simão Pedro foi o primeiro a ser escolhido, André foi o segundo nome anunciado, os irmãos Tiago Maior e João também foram eleitos. Em seguida, Jesus convocou Tiago Menor, Filipe e Natanael. Tomé, Simão Zelote e Judas Tadeu também foram nomeados. Mateus, embora tenha chegado atrasado ao encontro com Jesus, estava entre os escolhidos. Judas Iscariotes foi o último nome apontado pelo Messias e todos ficaram alegres por estar entre os apóstolos escolhidos.
À medida que convivem com Jesus, os apóstolos amadurecem e percebem a necessidade de mudança de caráter e comportamento – como acontece com todo ser humano que conhece a Deus. O enredo da trama é fundamentado na Bíblia, mas tem algumas adaptações, recurso característico de toda telenovela.

Pedro
Interpretado pelo ator Petrônio Gontijo, Pedro é pescador e um homem que ama a verdade e a justiça. É viúvo e mora com a sogra e a filha Gabriela. Por ser teimoso, turrão e desastrado, ele é frequentemente repreendido por Jesus, mas também é elogiado. Seu convívio com Ele o transforma e o faz deixar de pescar peixes e pescar homens por meio do Evangelho.
 
 
 

André
Vivido pelo ator Maurício Ribeiro, ele é irmão de Pedro e, assim como ele, também era pescador, mas tem o temperamento contrário ao do irmão. Ele é calmo e ao mesmo tempo decidido, alegre e bem- humorado. Tem muito amor pelo irmão e se diverte com o jeito rude dele. Foi um dos primeiros escolhidos e presenciou inúmeros milagres de Jesus.
 
 
 

Tiago Maior
O ator César Cardadeiro interpreta o personagem que também é pescador e irmão mais velho de João. Tiago Maior será um dos mais próximos de Jesus. Entusiasmado, dinâmico e fervoroso, seu jeito é bem parecido com o do irmão e, por isso, recebem de Jesus o apelido de Boanerges, que significa “filho do trovão”. O personagem aprenderá com O Messias a controlar seus sentimentos explosivos.
 
 

João
O ator Rafael Gevú dá vida ao personagem João, que é irmão de Tiago Maior e filho de Zebedeu e Sula. Ele é o mais jovem dos discípulos. Assim como o pai e o irmão, é pescador em Carfanaum. Na trama se apaixona por Gabriela, filha de Pedro. É um jovem amável e fervoroso, embora às vezes seja impulsivo, razão pela qual recebeu de Jesus o apelido de “filho do trovão”, como seu irmão, Tiago Maior.
 
 

 
Tiago Menor
José Victor Pires é Tiago Menor, um pastor de ovelhas, avesso a discussões e confrontos. Ele é discreto, calado, tímido, simples e não se preocupa em se destacar dentre os demais. Tiago Menor fica surpreso ao ser escolhido como um dos 12 seguidores de Jesus.
 
 
 

Filipe
Interpretado por Matheus Fagundes, Filipe é um homem organizado e, por isso, não suporta bagunça. Em razão disso, vira motivo de brincadeira e implicância por parte dos outros. Faz várias perguntas a Jesus, que lhe ensina pacientemente. Antes de se tornar discípulo de Jesus, ele foi seguidor de João Batista é já esperava ansioso pela vinda do Messias. Ser escolhido por Jesus foi a confirmação de que ele estava no caminho certo.
 
 
 

Natanael
Interpretado pelo ator Pierre Baitelli, o personagem era estudante das Escrituras Sagradas antes de conhecer Jesus. Ele passava a maior parte do tempo dedicado à leitura debaixo de uma figueira, acreditava na vinda do Messias e esperava por esse momento. Levado pelo amigo Filipe, ele passa a seguir Jesus e se torna um dos 12 escolhidos. Ele é crítico dos que usam a palavra de Deus para proveito próprio.
 
 
 

Tomé
Gustavo Rodrigues é Tomé, um homem de negócios que vive preocupado. Antes de conhecer Jesus e se tornar um de seus discípulos, ele era o filho descrito na Parábola do Filho Pródigo que não se conformou com o pai que aceitou o retorno do filho que abandonou a família, gastou toda sua parte da herança e retornou pedindo abrigo.Depois de casado e com dois filhos, Tomé também deixa para trás a família para seguir Jesus. Nesse momento ele compreende a atitude do pai e do irmão.
 
 

 
Simão Zelote
Rodrigo Andrade é Simão Zelote. Ele é o irmão do rebelde Barrabás, a quem aconselha que não se meta em confusões. Viu seu pai ser executado na fogueira pelo centurião Petronius, o mesmo que salva sua vida em um incêndio. Zelote muda radicalmente assim que passa a seguir Jesus. Ele é um homem leal e corajoso.
 
 

 
Judas Tadeu
Interpretado por Ricky Tavares, ele era cego de nascença e muito pobre. Um dos milagres de Jesus foi curá-lo da cegueira. Por conta disso, Judas Tadeu ficou muito grato a Ele. Judas Tadeu é um homem puro e cheio de fé.
 
 
 

Mateus
Papel do ator Gabriel Gracindo, Mateus é um publicano, cobrador de impostos no Império Romano, e, por isso, é considerado pelos judeus como traidor. É casado com Asisa, mulher que reclama de tudo e que nunca está satisfeita com o que tem.
Ao ouvir o chamado de Jesus, Mateus se sente profundamente tocado pelas palavras do Messias, é perdoado de seus pecados e decide abandonar tudo para segui-lo, mesmo sem o apoio da esposa. Mateus foi um dos últimos apóstolos a ser chamado por Jesus.
 
 

Judas Iscariotes
Interpretado por Guilherme Winter, era tesoureiro do rei Antipas e o aconselhava em suas decisões. Ele abandona a vida no palácio para seguir Jesus. Embora seja um bom homem, sua fraqueza é o desejo pelas coisas materiais e pelo poder. Influenciado por Satanás, trairá Jesus, se arrependerá e, por causa de um intenso remorso, cometerá suicídio.
 
 

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes