Confira como foi a palestra Escola do Amor em Maceió

Imagem de capa - Confira como foi a palestra Escola do Amor em Maceió

No dia 18 de outubro, os professores da Escola do Amor, o casal Renato e Cristiane Cardoso, realizaram uma palestra especial na Catedral de Maceió, em Alagoas, localizada na Av. Comendador Gustavo Paiva, 3076 – Mangabeiras.
Nos últimos anos, eles têm realizado palestras sobre a vida amorosa, auxiliando casais em todo o Brasil. E dessa vez, o tema abordado foi a valorização da vida amorosa.
“Se você conseguiu se formar, por exemplo, é porque você valorizou o estudo. Depois do relacionamento com Deus, a coisa mais importante na vida é o casamento. Ele só é fardo para quem não sabe conduzi-lo. Se você não valorizar a sua vida amorosa, você nunca terá um relacionamento de sucesso”, alertou o palestrante.
Ele acrescentou que a felicidade no amor não vem pronta, é necessário que a pessoa trabalhe para conquistá-la. “Enquanto você não valoriza, você não investe”, reforçou.
Essa foi uma lição que o casal aprendeu com a experiência conjugal. Como exemplo, Cristiane compartilhou com os participantes uma conclusão que ela teve: “Deixa eu olhar para mim mesma e ver quais são os meus problemas. As pessoas não gostam de fazer isso. Eu, por exemplo, só olhava para os erros do Renato. E ele só olhava para os meus. Então, o casamento continuava o mesmo.”
Outro ponto importante sobre como lidar com os problemas dentro do relacionamento é compreendê-los e ter coragem de abordá-los.
“Não é só parar e reconhecer que tem um problema. É preciso trabalhar em cima dele. É o que ninguém quer fazer. É um esforço diário”, orientou Cristiane.
“Eu tinha um ciúme bem possessivo”
Anderlise e Fernando, participantes da palestra, estão juntos há 7 anos e casados há 4. E, desde o começo do relacionamento, o casal enfrentou problemas.
“No início, foi tudo as mil maravilhas. Mas depois de um ano, as raízes dos problemas começaram a aparecer. Ele era ciumento ao ponto de eu não poder olhar para o lado na rua”, relembra Anderlise.

Lembrando-se de como era o seu comportamento, Fernando acrescentou: “Eu tinha um ciúme bem possessivo e quando eu a conheci, ela já era estagiária em um escritório, enquanto eu era apenas um estudante. Então, eu imaginava que ela poderia me trocar a qualquer momento por outro. E eu comecei a sufocá-la. Ela, que era uma pessoa extrovertida, se tornou depressiva.”
O pior momento para Anderlise foi quando ela descobriu uma traição de Fernando.
“Quando eu fui falar com ele para terminarmos, ele me disse que nós iríamos resolver esse problema juntos”, recorda.
Então, o casal decidiu participar das palestras da Terapia do Amor.
“Eu consegui o livro ‘Casamento Blindado’, que se tornou o nosso manual. Então, nós deixamos de jogar o problema um para o outro e começamos a conversar sobre ele”, continuou Fernando.
Hoje, o casal vive uma nova fase e os traumas do passado foram todos trabalhados e superados com o tempo.
3 dicas para um casamento de sucesso
O casal também ensinou sobre técnicas que ajudam a construir um relacionamento de qualidade. Confira:
1) “Você precisa apreciar o valor da vida amorosa”
Talvez, você valoriza mais o seu trabalho do que o seu casamento. Faça uma autoavaliação e identifique se há algo em sua vida que está acima do seu casamento. Somente Deus deve ser superior à essa área.
2) “Você precisa proteger o que você tem”
Você já deve ter observado que uma casa, geralmente, tem muros e portões. Isso acontece porque queremos proteger as nossas posses. Assim, também deve ser com o casamento. Se você não o proteger, você o perderá.
3) “Você tem que investir na sua vida amorosa”
Entenda que esse investimento deve ser constante. Não basta resolver os problemas e depois negligenciar essa área novamente. Se for necessário mudar comportamentos errados, faça esse sacrifício.
“Escola do Amor”
Todos os sábados, ao meio dia, você pode conferir na Record TV o programa “Escola do Amor”. Também é possível acompanhar o conteúdo por outros meios (acesse a lista completa).
Ouça também o podcastEscola do Amor Responde”, em que Renato e Cristiane tiram dúvidas de alunos.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: Cedidas