Cursos profissionalizantes abrem novos caminhos a ex-internos

A iniciativa é dos grupos Universal Socioeducativo e UNP do litoral sul de São Paulo. Entenda

Imagem de capa - Cursos profissionalizantes abrem novos caminhos a ex-internos

No final do mês de setembro, o grupo Universal Socioeducativo iniciou com 10 ex-internos de unidades socioeducativas das cidades de Praia Grande, Itanhaém e Mongaguá – localizadas no litoral sul de São Paulo -, o curso de barber shop (barbeiro), a fim de reintegrar esses jovens à sociedade.
As aulas estão acontecendo aos domingos, das 14h às 16h30, em uma das dependências da Escola Estadual Professor Antonio Nunes Lopes da Silva, em Mongaguá. Todas as práticas são ministradas por um profissional da área, o professor Expedito Alves. Durante os encontros, os alunos aprendem modelos de cortes, entre outras técnicas para atuar no segmento.
Ao final do trimestre, todos os jovens receberão uma certificação profissional para seguir a carreira.
É a primeira vez que o projeto acontece no litoral sul e vai ser de grande valia para os participantes, como explica o Pastor Christian Chiaramonti, responsável pelo grupo Socioeducativo de Praia Grande. “Esses menores, por serem ‘rotulados’ pela sociedade como ex-internos, não conseguem oportunidades de emprego e, muitas vezes, acabam se tornando reincidentes. No entanto, por meio do curso profissionalizante eles poderão se tornar grandes profissionais, até porque é uma área que está em expansão no mercado de trabalho”, pontuou o Pastor.
Os frutos
Gabriel Brendho, de 17 anos, ex-interno da Fundação Casa Unidade P2, já tem colhido resultados por meio da chance que teve e, garante, está sabendo aproveitar. O jovem abriu um salão na garagem de sua casa e está dando a volta por cima.
“Essa foi uma grande oportunidade. Foi algo completamente raro. Os voluntários acreditaram em nós, e nos conduziram ao sucesso, mas, claro, depende do nosso esforço. Eu mesmo passarei para frente tudo o que eu aprender nesse curso. A chave para o sucesso é a fé. Se a tivermos, tudo dará certo. Colocando Deus à frente, nada poderá nos parar”, comentou o jovem.
Universal nos Presídios
O grupo Universal nos Presídios (UNP) também tem realizado o mesmo curso com os detentos. Recentemente, após 3 meses de aulas e orientações, 38 reclusos do Centro de Progressão Penitenciária Ataliba Nogueira (CPP), localizado em Campinas (interior de São Paulo), se formaram e receberam a certificação. Deles, 8 presos se tornaram também monitores do próprio curso e darão continuidade às novas turmas no local.
Para saber mais sobre as ações que o Universal Socioeducativo realiza, clique aqui. Não deixe de conhecer também as atividades que o grupo UNP promove, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Foto: Cedidas