As várias faces de Maria Madalena

A atriz Day Mesquita fala de seu papel na trama bíblica Jesus, da Record TV

Imagem de capa - As várias faces de Maria Madalena

Uma personagem que tem despertado a atenção do telespectador é a judia Maria Madalena, interpretada pela atriz Day Mesquita (foto acima). Ela é uma mulher de personalidade forte, inteligente e destemida que retorna a Jerusalém depois de ficar viúva de um romano.
Em entrevista exclusiva à Folha Universal, a atriz Day Mesquita falou da experiência de viver Maria Madalena. “Fiquei muito feliz e grata quando recebi o convite e o aceitei na hora. Está sendo uma experiência incrível e única. É uma personagem riquíssima, as cenas vão de um extremo a outro e isso é maravilhoso”, disse.

Assim como acontece com a maioria das pessoas, a atriz afirmou que já tinha ouvido falar de Maria Madalena, e conta como se preparou para o papel. “Eu conhecia a personagem bíblica de uma forma superficial. Descobri que há muitas confusões em torno da sua história. A partir de pesquisas e de leituras de estudiosos e historiadores descobri que muitas das coisas que acreditava não eram realidade”, pontuou.
Ela comenta o que lhe serviu de apoio para a composição da personagem. “As referências passadas pela direção da novela tiveram como base os filmes A Paixão de Cristo, Ben Hur e Maria Madalena e os livros Maria Madalena, de Michael Haag, e Maria Madalena, de Lilia Sebatiani. Eles foram necessários para que eu me aprofundasse nesse universo, na época e história da personagem. Agora, o foco é no texto, nas características e nuances que a personagem vem mostrando a cada cena”, explicou a atriz.
Cenas marcantes
Mesmo sendo uma mulher forte, Maria Madalena não vive em paz, pois é constantemente atormentada por demônios. Possuída por espíritos, ela fica fora de si e toma atitudes que contrariam sua própria vontade, a exemplo do dia em que seduz e passa a se envolver com o centurião Petronius, papel vivido pelo ator Fernando Pavão.

Durante a trama várias cenas mostram a atuação das forças do mal na vida de Maria Madalena. No mesmo dia em que se envolve novamente com Petronius é flagrada por ele em momentos íntimos com Barrabás (André Gonçalves). Em conflito, entre a possessão e a lucidez, ela não entende o que aconteceu.
Sem se lembrar de como acabou se deitando com Barrabás, Maria Madalena, em desespero, volta ao palácio e é novamente atormentada por forças demoníacas. Ela vê vultos e tem ataques de fúria, que a levam a quebrar tudo o que vê pela frente.
Em outra cena marcante Maria Madalena aparece boiando na piscina, como se estivesse morta. Ao ser encontrada e tocada pela serva Diana (Cacá Ottoni), que fica visivelmente assustada e confusa, Maria Madalena, possuída por espíritos, repentinamente se levanta com uma expressão demoníaca e tenta convencer a serva a cometer o suicídio, o que deixa Diana ainda mais aterrorizada.

Encontro do caminho
“Eu vejo Maria Madalena como uma revolucionária. Uma mulher tentando encontrar seu caminho sempre com amor e respeito ao próximo. Ela não tinha uma postura comum para uma mulher da época de Jesus. Acredito que o fato de ela ter decidido segui-Lo como discípula, em um ambiente que a princípio era predominantemente masculino, pode ter gerado preconceito e julgamentos errados sobre ela”, declarou a atriz.
Day Mesquita disse ainda que viver Maria Madalena lhe proporcionou algumas conquistas. “Todas as personagens que vivo me permitem uma troca muito intensa. Empresto muito do que sou para ela e ela me faz descobrir coisas que eu tenho, mas que muitas vezes estão escondidas. É um trabalho de pesquisa e autoconhecimento. Maria Madalena está me mostrando um lado mais forte meu, de mais confiança e maturidade”, finalizou.
Maria Madalena passará a seguir Jesus após ser libertada por Ele dos demônios que a perseguiam. A partir daí ela testemunhará os sofrimentos, o julgamento, a condenação, a morte e a ressurreição de Jesus. Acompanhe as fortes emoções na novela Jesus, na Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Blad Meneghel, Edu Moraes e Reprodução/Instagram