Programa social forma jovens socorristas na Argentina

Imagem de capa - Programa social forma jovens socorristas na Argentina

O programa social Força Jovem (FJU) da Argentina formou 300 jovens socorristas, no último dia 18 de setembro. O objetivo do curso de práticas de Primeiros Socorros e Reanimação Cardiopulmonar (RCP) é qualificar jovens para atender pessoas que estão em situação de risco de morte.

Os formandos também poderão ampliar o quadro de voluntários da Uniforça –  equipe da FJU que trabalha em grandes eventos em apoio a órgãos governamentais, atuando em casos de catástrofes, como enchentes e grandes acidentes.

O grupo tem por função se deslocar com agilidade para prestar auxílio no atendimento, oferecendo alimentação e água para os Bombeiros e profissionais que trabalham no socorro das vítimas.

No Brasil, recentemente, o Uniforça foi reconhecido pelo auxílio prestado após o desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, no Centro de São Paulo à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e famílias de vítimas.

Os voluntários também auxiliaram na tragédia com o acidente do avião da TAM, em julho de 2007 que ceifou a vida de 199 pessoas e no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que causou a morte de 242 adolescentes.

Multiplicadores de vida

O curso, oferecido a jovens de diversas classes sociais, contou com a presença de professores e diretores de escolas públicas, que desejam levar a iniciativa da FJU a instituições de ensino.

Segundo o coordenador da FJU, Pastor Hugo Eblaus, é um avanço levar o curso para outros locais e multiplicar o conhecimento com o objetivo de salvar vidas.

De acordo com Sérgio Carballo, responsável pelo curso, foram mais de três horas de aula prática e teórica. Os alunos aprenderam técnicas de emergência, que devem ser aplicadas às vítimas de acidentes e de mal súbito.

Também foram ensinadas técnicas de reanimação cardiopulmonar, que é o conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos humano, quando a circulação do sangue de uma pessoa para.  “O objetivo dos procedimentos ensinados é manter os sinais vitais da vítima até a chegada do socorro”, destacou Carballo.

A FJU é um programa social da Igreja Universal do Reino de Deus e está presente em países das Américas, Europa, África, Oceania e Ásia.

imagem do author
Colaborador

UNIcom