Como o Força Teen Universal ajuda os pré-adolescentes

Voluntários deste grupo da Universal auxiliam meninas e meninos a fazerem as melhores escolhas

Imagem de capa - Como o Força Teen Universal ajuda os pré-adolescentes

O Força Teen Universal (FTU) realiza um trabalho no Brasil com mais de 170 mil pré-adolescentes com idades entre 11 e 14 anos que integram o grupo. É na adolescência que o caráter do ser humano começa a ser moldado e tem início a definição de seu caminho na vida. Por isso, o grupo incentiva os integrantes a fazerem boas escolhas.
“Nosso objetivo é levar os ‘teens’ a encontrarem o Senhor Jesus por meio da Palavra de Deus e, assim, se tornarem fortes para fazerem escolhas certas e se tornarem referência para outros”, explica o Bispo Sidnei Roberto, responsável pelo trabalho do FTU no País.

A missão do Força Teen Universal (antigo P.A. e TF Teen) é proteger os pré-adolescentes dos males e perigos que o mundo oferece, como a violência e a indução ao mau comportamento, com a propagação dos ensinamentos bíblicos.
“O que ensinamos a eles é a Palavra de Deus, a fé, a obediência, que tudo é possível ao que crê e os dois grandes mandamentos de amar a Deus e amar ao próximo. Também é explicado como defender a nossa fé sem entrar em discussões”, diz o Bispo.
Com o apoio do grupo, os adolescentes dividem experiências e realizam diversas atividades. Desse modo, fortificam sua autoestima, aprimoram seu caráter, desenvolvem o respeito pelas pessoas, a lealdade, os valores da família e os conceitos de cidadania.
Para oferecer uma atenção e orientação especial para os que estão nessa faixa etária, o grupo conta com milhares de conselheiros voluntários espalhados por todo o Brasil.

Conselhos
O Bispo Sidnei salienta que os conselheiros precisam ser exemplos para os adolescentes para que possam levá-los a ter um encontro com Deus e orientá-los em sua caminhada na fé. O casal Bruno Ribeiro e Aline Marks, ambos de 34 anos (foto a dir.), fazem parte da equipe preparada para ajudar os adolescentes a permanecerem no caminho do bem.
Bruno afirma que participar como voluntário é muito importante porque mais do que apenas falar sobre os caminhos certos eles mostram a importância de os pré-adolescentes escolherem servir a Deus. Além disso, ensinam que a Palavra dEle se cumpre na vida de quem a obedece. “Não se trata de uma simples leitura bíblica, mas de uma abordagem contextualizada da Palavra de Deus a partir da perspectiva do adolescente. Os conselheiros estão sempre prontos para aconselhá-los com base no que o Senhor Jesus ensina”, conta Bruno.
Aline enfatiza que esse trabalho com os adolescentes é extremamente necessário, pois orienta pessoas que estão em uma fase de muitas transformações interiores. Ela ainda comenta que o grupo pode ajudá-los a formar suas próprias opiniões e ressalta algumas atividades que são realizadas durante os encontros. “Atuamos no ensino da Palavra de Deus para os ‘teens’, por meio de debates, dinâmicas, jogos, músicas e aconselhamentos e, assim, eles compreendem como aplicar a Palavra de Deus em suas vidas”, destaca.

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Fotos: Cedidas e Marcelo Alves