Universal na Ucrânia: uma Universidade da Fé

Há 13 anos, o trabalho evangelístico é desenvolvido no país para ajudar os sofridos

Imagem de capa - Universal na Ucrânia:  uma Universidade da Fé

John* foi condenado à prisão perpétua e estava detido havia mais de 40 anos, quando conheceu a Universidade da Fé, na Ucrânia. Ele já não tinha esperança de conquistar mais nada em sua vida, mas as palavras vivas da Bíblia o fizeram mudar seu ponto de vista. Foi quando decidiu buscar o maior objetivo que um homem pode ter: a Salvação de sua alma.

Isso aconteceu depois que ele recebeu as visitas dos membros do grupo de evangelizadores da Universal, que mensalmente viajam até a penitenciária de segurança máxima. John, mulçumano, foi apresentado ao Deus que não conhecia ainda. Ele aceitou entregar-se ao Senhor Jesus, foi batizado nas águas e encontrou uma paz que há décadas não sentia. Mais do que isso: ele descobriu um motivo para viver.
Essa é a Universidade da Fé, conforme explica o Pastor Tiago Casagrande, responsável pelo trabalho da Universal realizado na Ucrânia: “é como o Bispo Edir Macedo sempre fala, ele não abriu mais uma igreja, mas uma universidade que ensina as pessoas a usarem essa fé”.
Como John, milhares de pessoas têm sido auxiliadas pelas iniciativas dessa Universidade cujo principal livro didático é a Bíblia. Com essa leitura, os alunos aprendem a utilizar a fé de maneira eficiente. A Universal, por meio de seus voluntários, leva os ensinamentos bíblicos a presídios, hospitais e a qualquer lugar que exista alguém sofrendo, inclusive nas ruas.

“O nosso trabalho é levar essas pessoas a uma nova vida. Não importa o lugar, se existem pessoas sofrendo nós iremos até lá e, graças a Deus, muitas portas têm sido abertas aqui na Ucrânia”, afirma o Pastor Casagrande.
Alcançando a todos
A Universal chegou à Ucrânia há 13 anos e, atualmente, está presente em quatro cidades: Kiev (a capital), Pereslávia, Bila Tserkva e Carcóvia (onde a igreja foi inaugurada em abril de 2018). São seis igrejas e três núcleos de oração espalhados pelo território ucraniano, atuando com diferentes segmentos da sociedade.
São diferentes frentes para alcançar todos os tipos de pessoas. Na Ucrânia, questões como vícios, doenças e problemas familiares ocorrem com muita frequência e somente Deus é capaz de trazer a solução para todos eles.
Cura para os males
A maior parte da população ucraniana segue a religião ortodoxa. De acordo com o pastor da região, apenas entre 1% e 3% dos ucranianos são cristãos protestantes. Mesmo assim, a Universal apresenta a Palavra de Deus a todos e a mudança positiva na vida de várias pessoas é o que atrai a atenção de seguidores de outras religiões.
Uma dessas mudanças ocorreu na vida de Oleg. Antes de chegar à Universal, ele estava em um casamento infeliz, situação decorrente de seu vício em álcool. Além desse problema, ele era acostumado a mentir e perdia muito dinheiro porque jogava em máquinas caça-níqueis.

“Eu usei ópio, entre outras drogas. Vivi durante um ano sob a influência delas”, relembra Oleg. “Estava no Exército, me casei e tive um filho e depois que conheci minha esposa parei de usar drogas, mas comecei a beber. Ou seja, mudei de um estado ruim para outro”, relata.
A mudança definitiva só aconteceu quando ele conheceu o poder de Deus, capaz de libertá-lo de qualquer vício. Hoje sua família é feliz.
* O nome do detento foi alterado para preservar sua identidade

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Fotos: Cedidas