Cuidado: Golpe no WhatsApp solicita doação em nome da Universal

Golpe solicitando que as pessoas façam doações e se tornem “patrocinadores da obra de deus”. Saiba mais

Imagem de capa - Cuidado: Golpe no WhatsApp solicita doação em nome da Universal

As mentiras como falsas notícias publicadas em sites e pesquisas enganosas postadas em redes sociais circulam pela internet em uma velocidade impressionante, atraindo milhares de pessoas ao desacerto, à falta de entendimento sobre determinado assunto, instituição ou pessoa.
Dentro deste contexto, a Universal foi vítima, mais uma vez. Uma mensagem está circulando por meio do aplicativo WhatsApp solicitando que as pessoas façam doações, entre R$ 10 e R$ 1 mil, à instituição e se tornem “patrocinadores da obra de Deus”.
O golpe utiliza imagens e até o layout da página de doações do site da Universal. Contudo, a mensagem disseminada é um phishing, que direciona a pessoa para entrar em websites falsos e rouba dados pessoais, número de documentos e senhas de cartões de crédito, por exemplo.
Alerta sobre golpes
Há cerca de 3 meses, o blog “Mitos e Verdades” já havia alertado sobre golpes aplicados em nome da Igreja Universal por meio da rede social Facebook e também de um portal de comércio eletrônico.
Na ocasião, “uma página não-oficial (da Igreja) se utilizava do nome e da imagem do Bispo Edir Macedo, para solicitar ofertas financeiras (…) os textos traziam dados de contas-correntes pessoais para depósito”.
A postagem no Facebook foi removida pela rede social.
Golpes têm finalidades diferentes
Recentemente, nos Estados Unidos, um golpe com trâmite semelhante foi aplicado em mulheres que usavam o Facebook.
Neste caso, o objetivo não era financeiro. Contudo, Richard Gregory Bauer, de 28 anos, usou pesquisas falsas na rede social para convencer a vítima a fazer download de um teste que, na verdade, era um malware, ou seja, um programa destinado a infiltrar-se no computador, com o intuito de causar danos, alterações ou roubo de informações.
Usando táticas de engenharia social, ele invadia a conta da vítima para obter fotos íntimas e depois chantageá-la. Por e-mail, ele ameaçava a mulher dizendo que compartilharia as fotos caso ela não enviasse novas imagens. O criminoso foi preso dia 6 de setembro último e pode ser condenado a até 64 anos em uma prisão federal norte-americana.
Reparação e denúncia
A Universal, além de buscar a reparação na Justiça, também prima por sempre divulgar a verdade.
As únicas formas de oferecer uma doação para a Universal pela internet são ou utilizando o portal oficial, pelo link https://doacao.universal.org, ou a plataforma específica na página oficial da Universal no Facebook.
Se você encontrar qualquer situação enganosa em e-mails, sites, redes sociais e aplicativos de mensagens, denuncie imediatamente. Em caso de dúvida, entre em contato com o UNIcom pelo telefone (11) 2392-3306, ou pelo e-mail unicom@sp.universal.org.br
 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Foto: iStock