O que não te contaram sobre a roda de amigos

Veja se você não está se escondendo dos problemas

Imagem de capa - O que não te contaram sobre a roda de amigos

Muitas vezes, o homem é questionado pela mulher sobre o tempo que passa com os amigos e deixa de estar com ela. A indagação da esposa ou namorada pode surgir até nas situações mais corriqueiras. Por exemplo, quando o homem resolve participar de alguma atividade esportiva ou vai encontrar os amigos para bater um papo. Mas, além do sentimento de posse em relação ao companheiro, a desconfiança feminina é de que a roda de amigos possa prejudicar o relacionamento dos dois.
Construtivo
De modo geral, para o homem, ter amigos é salutar, pois com eles pode participar de atividades que o ajudam em sua saúde, como se exercitar, por exemplo. Nas conversas, a troca de opiniões quanto a diversos assuntos e de experiências de vida ou de dúvidas entre eles pode ser uma maneira de amadurecer, considerando, é claro, que os amigos sejam pessoas maduras e capazes de dar conselhos construtivos.
Camaradagem
Há quem defenda que o homem, por ser diferente da mulher em certos aspectos, necessita de um tempo só seu, seja para pensar na vida, seja para não pensar em nada e, em certos momentos, encontrar os amigos pode ser uma oportunidade para jogar conversa fora. Por mais que isso seja discutível, é até aceitável. A camaradagem é sempre benéfica, desde que realmente não prejudique a relação do casal.
Percepção
Mas, para que não haja problemas, o homem tem que ser suficientemente maduro para perceber quando o encontro com os amigos pode se tornar uma interferência incômoda em sua vida. Não são raros os casos em que o homem busca nos amigos um auxílio para resolver problemas que esteja vivendo em casa, com a família ou com a esposa, ou ainda no campo profissional. Sob certa medida, isso pode ser saudável, mas apenas se quem aconselha na resolução de alguma dificuldade tem mais experiência e pode realmente contribuir de forma positiva.
Fuga
O problema é quando a roda de amigos está a serviço de outro interesse: quando o homem a busca para fugir das adversidades. Vamos a alguns exemplos: aquelas reuniões que se estendem além do horário e levam o homem para outros caminhos que nem estavam combinados antes ou se o futebol de quarta-feira está fazendo com que ele perca a noção do que é mais importantes para ele, como sua esposa, os filhos, o trabalho, etc.
Avaliação
Se isso acontecer, o homem precisa observar a questão com mais atenção. Se toda vez que sai com os amigos, sua esposa fica em casa esperando longas horas, algo está errado. Ele precisa avaliar por que isso está acontecendo e perceber se está faltando diálogo com ela sobre algo que poderia ser facilmente resolvido pelos dois. É comum que o homem não queira voltar para casa porque a realidade de enfrentar os problemas domésticos esteja sendo dura para ele. Ele prefere fugir a ter de encarar as contas a pagar, as discussões com a esposa, a responsabilidade de cuidar dos filhos e de ser um pai de verdade.
No café da esquina
Nessas horas, os amigos verdadeiros podem até ajudar com algum conselho que seja valioso, mas, no final, a responsabilidade de resolver o problema é sua. Afinal, como líder da sua família, é você quem tem que encontrar uma solução. Isso passa pela conversa com a sua esposa ou o diálogo e orientação para seus filhos, atitudes que só podem ser tomadas por você. Quem quer se tornar um homem de verdade não pode se esconder nas quadras de futebol, na casa de amigos ou no café dali da esquina. Pense nisso!
Influências
Amizades nos influenciam. Gostemos ou não, nós somos afetados pelo meio em que vivemos. Se escolhemos pessoas que são más influências para serem nossos amigos, com certeza elas nos influenciarão para o mal. Veja mais em aqui.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Fotolia