Grupo em Sergipe oferece curso de capacitação e contribui com reintegração social de presos

Aulas – ministradas por voluntários do UNP - dão noções básicas na área de eletricidade e despertam interesse dos detentos da unidade masculina. Conheça


Por Michele Roza / Fotos: Cedidas

Resgatar a autoestima e capacitar profissionalmente. Com esse intuito, o grupo Universal nos Presídios (UNP) do Sergipe deu início ao curso de “Eletricista Residencial Básico” no espaço de ressocialização da unidade masculina do Complexo Penitenciário Doutor Manoel Carvalho Neto (Copemcan) – localizado em São Cristóvão, na Região Metropolitana da capital Aracaju.

O grupo que atua há cerca de 10 anos na região, atende mais de 1500 presos neste presídio. Foi a primeira vez que o curso aconteceu no local e reuniu 30 alunos na turma estreante. Além de motivar e resgatar, o curso capacita os internos com noções básicas na área de eletricidade e, assim, contribui para a reintegração social de cada um deles.

“Quando levamos a Palavra de Deus, eles ouvem atentamente e se conscientizam da fé inteligente. Contudo, ao saírem da prisão, muitos encontram dificuldade ao enfrentar a nova vida lá fora. Por meio deste curso, oferecemos condições para que eles, além de permanecer na fé, também estejam mais bem preparados e voltem para a sociedade capacitados a exercer uma profissão, seja em uma empresa ou até mesmo por conta própria”, explicou o Bispo Joel de Araújo, responsável pelo grupo no estado.

Uma porta aberta para o recomeço

O curso despertou um grande interesse dentro da unidade e já está com lista de espera e pré-matrícula para as próximas turmas. O material usado durante as aulas – apostila, lápis e borracha – é levado pelos voluntários, assim como, também, os conhecimentos e a disponibilidade de ensinar.

O técnico em eletrotécnica José Neto Menezes da Cruz, de 47 anos, foi o professor voluntário desta primeira turma. Ele contou como foi a experiência de contribuir um pouco mais com o recomeço de vida de cada aluno.

“Recebi o convite para ministrar esse curso, de eletricidade básica no sistema prisional, e fiquei muito feliz por fazer parte desse projeto. Vi a oportunidade de contribuir um pouco mais na vida de cada detento e saber que, a partir daquela oportunidade, nasce uma nova história para cada um deles. Tenho certeza que pagando a sua pena e saindo dali com uma profissão definida, eles terão mais chances de retorno à sociedade e, com certeza, as portas serão abertas para um recomeço fora da criminalidade”, concluiu.

Na ocasião, foi feita uma oração por todos os presentes, para que eles adquirissem a sabedoria e a inteligência para permanecer na fé e enfrentar quaisquer dificuldades: Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.” Provérbios 4:5,6

Universal nos Presídios

A Universal mantém diversos projetos sociais e, por meio de seus voluntários, atua em vários setores da sociedade, com o objetivo de levar auxílio emocional, psicológico, material e, sobretudo, espiritual aos que necessitam.

Milhares de voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) prestam auxílio aos encarcerados. Você quer saber mais sobre as ações que o grupo UNP realiza dentro das penitenciárias em todo o País e ao redor do mundo? Clique aqui e acompanhe as atividades no site oficial nas redes sociais.

Quer ser um voluntário? Acesse este link, encontre uma Universal mais próxima de sua casa e converse com o pastor responsável da região.

 

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grupo em Sergipe oferece curso de capacitação e contribui com reintegração social de presos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games