Projeto social oferece curso de Libras para voluntários

Aulas iniciaram em Natal, no Rio Grande do Norte

Imagem de capa - Projeto social oferece curso de Libras para voluntários

De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva, dos quais 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa. O número representa 5% da população brasileira, – valor expressivo – mas ainda assim os surdos encontram dificuldade para ter acesso a ensino de qualidade e encontrar pessoas que se comuniquem na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Em 2002, a língua foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no País e em 2008 o dia 26 de setembro foi instituído como Dia Nacional do Surdo, com o objetivo de alertar a população para as barreiras de acessibilidade que continua assombrando os portadores de deficiência auditiva. Apesar das dificuldades, ainda há os que se preocupam em apoiar os que a sociedade insiste em excluir. Os integrantes do projeto social de Evangelização, ligado à Universal, criaram o EVG Libras que oferece gratuitamente o curso da Língua Brasileira de Sinais para os voluntários.
Em várias capitais brasileiras ele já acontece e, recentemente, iniciou as aulas em Natal, no Rio Grande do Norte. “Quando víamos pessoas surdas conversando não podíamos falar com elas e nem elas conosco. A ideia de realizar o curso veio para quebrar essa barreira, planejamos por três meses o início das aulas e no último dia 15 de agosto começamos o curso básico que terá duração de aproximadamente 20 aulas”, explica Max Souza Serrão, coordenador do projeto no estado.
Esta primeira turma do curso conta com 30 inscritos, uma delas a profissional da beleza Daniele Monique de Moura, de 32 anos, que há muito tempo tinha o desejo de aprender a língua. “Por falta de recursos e oportunidades deixei esse sonho engavetado. Agora já consigo me comunicar por sinais e posso ajudar os deficientes”, diz.
De acordo com Max a meta é fazer com que em alguns meses Daniele e os outros alunos se comuniquem livremente com pessoas surdas e ajudem seus familiares. “Eles também serão nossos próximos professores, ensinando os demais integrantes que esperam animados pela abertura de novas turmas”, fala.
As aulas acontecem na Central do Grupo de Evangelização na Catedral da Fé em Natal, na Avenida Senador Salgado Filho 2525, Lagoa Nova.
São Paulo
Na capital paulista o grupo EVG Libras está presente no Templo de Salomão e atua traduzindo os encontros para os surdos presentes. Para isso basta se dirigir aos instrutores – que utilizam uma camiseta que os identifica como voluntários do grupo EVG Libras – na entrada principal do Templo, antes do começo das reuniões.
Já o curso de Libras é realizado na Catedral do Brás, ao lado do Templo. “O curso funciona todo semestre. São duas turmas – uma aos sábados e outra aos domingos -, com evangelistas, membros que frequentam a igreja já algum tempo, obreiros e levitas. Ocorrem as aulas, os aprendizados e a prática para que os alunos possam se envolver ainda mais com a linguagem de sinais”, explica a instrutora Thuany Tercio.
O grupo também atua em outras localidades da capital, da Grande São Paulo, do interior e baixada Santista (Catedral João Dias, Santo André, Osasco, Itaquera, Guarulhos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos e Sorocaba).
Para quem deseja obter informações sobre o curso, basta entrar em contato com a Central EVG pelo telefone (11) 2790-1146.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas