Voluntários se mobilizam e doam sangue em Salvador, na Bahia

Ação foi comandada pelo grupo Universal nos Presídios (UNP). Veja como foi

Imagem de capa - Voluntários se mobilizam e doam sangue em Salvador, na Bahia

A população brasileira atualmente conta com mais de 205 milhões de habitantes. Desse total, somente 1,6% é doador de sangue – o equivalente a 16 doadores para cada mil habitantes.
Para estimular a elevação deste índice, o grupo Universal nos Presídios (UNP) de Salvador, na Bahia, mobilizou 80 pessoas para uma grande doação na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
Na manhã do dia 4 de agosto, a recepção do hemocentro ficou pequena diante da quantidade de voluntários do grupo que compareceram e que, além de auxiliar para o abastecimento do crítico estoque da Fundação, levaram esperança aos que necessitam desse líquido vital.

Alguns integrantes do grupo doaram sangue pela primeira vez e venceram o medo e a ansiedade em prol de um bem maior. Foi o caso da estudante Emily Santos Silva, de 18 anos, que colocou o medo de agulhas que sentia de lado para poder ajudar o próximo.
“Nunca me imaginei fazendo isso nem sabia da importância que meu sangue tem. Isso me fez muito bem, me senti extremamente privilegiada e resolvi me tornar uma doadora”, disse.
A técnica de enfermagem Josefina da Conceição Santos, funcionária do Hemoba, também destaca a importância dessa iniciativa: “o trabalho do UNP é maravilhoso. É bom que outras pessoas vejam e também compareçam ao hemocentro”.
Para ver outras ações realizadas pelo UNP, acesse a página oficial do grupo no Facebook.
* Com informações do grupo Universal nos Presídios (UNP) da Bahia

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo* / Fotos: Cedidas