Das ruas para o apoio a idosos e desesperançados após o encontro com os Anjos da Madrugada

Conheça a história de Tatiane, que mudou de vida após ajuda do programa social da Universal presente em 21 países

Imagem de capa - Das ruas para o apoio a idosos e desesperançados após o encontro com os Anjos da Madrugada

Em uma noite chuvosa de 2014, pesando cerca de 40 quilos, o que mais Tatiane Cristina queria era um abraço carinhoso e algo para aquecer o corpo e matar a fome.

Tatiane morava nas ruas da Cracolândia – nome dado ao local onde se reúnem pessoas usuárias de drogas. Ela se abrigava dos pingos d’água debaixo da Marquise da Avenida Prestes Maia, região central da capital paulista, cidade mais populosa do Brasil, país com mais de 100 mil pessoas em situação de rua, segundo dado divulgado em 2015 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

De repente, a chegada daqueles homens e mulheres uniformizados dos Anjos da Madrugada, programa social de apoio às pessoas em situação de rua da Igreja Universal do Reino de Deus, deu à Tatiane a chance de aguentar mais uma noite ao relento.

Ao receber a atenção de um dos voluntários, que lhe ofereceu um prato de sopa quentinho, cobertores e roupas, Tatiane parou para prestar atenção ao o que eles falavam.  “Eu sabia, ao menos uma vez por semana eles estavam ali trazendo comida e uma palavra de esperança para nós, mas eu achava tudo muito chato. Apenas as doações me interessavam, naquele momento”, conta, hoje a cuidadora de idosos.

“Mas naquele dia tudo foi diferente. As palavras ficaram martelando na minha mente. E, alguns dias depois eu fui presa por tráfico de drogas, com 31 pedras de crack”, lembra.

Hoje, Tatiane, que já cumpriu sua pena e teve o apoio de outro programa social da Universal, dentro do Presídio –  sente-se orgulhosa em poder prestar solidariedade aos que vivem na mesma situação de rua na qual vivia. Ela é uma das mais de 25 mil pessoas voluntárias que os Anjos da Madrugada têm ao redor do mundo.

Anjos recebe honraria máxima concedida pela Câmara de Vereadores de SP

Presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, os Anjos da Madrugada está atualmente em mais 20 países de todos os continentes e beneficiou mais de 68 mil pessoas, no primeiro semestre. Dentre eles, África do Sul, Argentina, Austrália, Estados Unidos, Espanha, Turquia e Zâmbia. “Acabamos de chegar em Belize –  país da América Central”, comemorou Pastor Carlos Alexandre, que esteve representando o coordenador do programa social no Brasil, Bispo Alessandro Paschoal.

Pelos serviços prestados, o programa social recebeu a Salva de Prata –  honraria máxima concedida pela Câmara Municipal de São Paulo. A celebração ocorreu no dia 17 de agosto, e contou com a presença de diversas autoridades da sociedade civil, ex-moradores de rua e voluntários.

A Salva de Prata foi entregue pelo presidente da sessão solene vereador André Santos ao representante da Universal, sob aplausos dos presentes. “Esperamos continuar nesta parceria que ajuda a tirar as pessoas da aflição e permite sua inclusão à sociedade”, declarou o vereador.

imagem do author
Colaborador

Unicom