Saiba como reconhecer uma verdadeira amiga

Se quem entra em sua vida e senta no seu sofá causa impactos na sua saúde física e emocional, o que dirá no que tange à sua vida espiritual

Imagem de capa - Saiba como  reconhecer uma verdadeira amiga

O ditado popular diz que “quem encontra um amigo encontra um tesouro”. O economista Andrew Oswald, da Universidade de Warwick, diz que a amizade é um tesouro que se multiplica, uma vez que, segundo seus cálculos, uma amizade poderia render, todo ano, um saldo de R$ 134 mil a mais na sua conta. Se esse cálculo remete a termos quantitativos, quanto valeria, então, uma amizade que enxerga você com os olhos da fé? Que vê o seu potencial? Que mostra, por meio de uma palavra, um abraço ou uma repreensão, que Deus é contigo?
A escritora Nanda Bezerra, autora do livro Mais Linda em 40 Dias, avalia a amizade pelo viés espiritual: “lá fora, você compartilhava com as amigas os segredos, as coisas erradas, as ideias que tinha e que precisava desabafar, mas se você pensa que uma amiga ‘de Deus’ é para isso seu ideal de amizade está errado”.
Influência poderosa
Seus relacionamentos impactam sua vida de uma maneira que você provavelmente desconhece. Essa informação foi obtida por estudiosos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Uma pesquisa divulgada pela Harvard Study of Adult Development, que durou oito décadas, buscou entender o que está por trás de uma vida saudável. Ao menos duas gerações de 700 alunos foram monitoradas desde 1938 até os dias de hoje. Para surpresa geral, não foi a alimentação, o estilo de vida ou o sucesso na carreira que a potencializam, mas as amizades.
Para Robert Waldinger, psiquiatra e quarto diretor do estudo, a descoberta surpreende. “Nossos relacionamentos e se estamos felizes neles têm uma poderosa influência sobre a nossa saúde”, declarou. Waldinger disse ainda que “cuidar do seu corpo é importante, mas cuidar de seus relacionamentos também é uma forma de autocuidado”.
Algumas questões
Se o fato de eleger quem entra em sua vida e senta no seu sofá para tomar um café com biscoitos traz impactos na sua saúde física e emocional, o que dirá no que tange à sua vida espiritual. Dessa forma, a reflexão sobre amizade que vem da fé ganha um sentido ainda maior.
Mas com identificar esse tipo de relacionamento? Basta avaliar as reações impulsionadas por ele. “Você pode não estar sabendo identificar uma verdadeira amiga, uma amiga ‘de Deus’, porque não gosta de ser repreendida. Às vezes, se afasta dela porque pensa que ela não está sendo amiga. São poucas as pessoas que falam as verdades para a sua edificação. Algumas querem falar a verdade porque se orgulham de dizer que falam a verdade, mas não é uma preocupação com a sua alma”, diz Nanda.
Nanda cita que as fofocas e sentimentos de ciúmes e possessão, além dos panos quentes usados para amenizar um erro da amiga, são aspectos que devem gerar uma reflexão quanto à qualidade da amizade. Além disso, também é importante se autoanalisar. Somente uma pessoa que conhece a Deus reconhece uma amizade que vem dEle.
O pensamento da escritora abre um leque para outras questões, como, por exemplo, você tem boas amigas? Você procura ajudá-las e orientá-las com palavras de ânimo e de fé ou despeja pessimismo disfarçado de realidade? Pense: será que você sabe ser uma verdadeira amiga?

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Fotolia