Calebe: esse projeto tem mudado a vida de muita gente

Grupo da Universal já tem mais de 300 mil integrantes. Conheça-o e faça parte você também

Imagem de capa - Calebe: esse projeto tem mudado a vida de muita gente

Calebe já era um homem de idade avançada (para aquela época) quando Moisés e Arão o designaram para espiar a Terra Prometida. Todavia, ele não apenas cumpriu sua missão com maestria como foi fiel a Deus tentando animar seu povo, mesmo quando a batalha parecia perdida.

Muitos falaram em apedrejar Calebe e seus companheiros, mas mesmo assim ele manteve sua fé. E por isso foi abençoado por Deus, que decretou que, de todos os adultos imigrantes, apenas aquele senhor e Josué entrariam na Terra Prometida 40 anos depois.

Aos 85 anos de idade, Calebe obteve sua recompensa. E, apesar da grande idade, ele ainda tinha forças para liderar o povo.

E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Josué 14:11

A declaração de Calebe demonstra aquilo que todos sabem, mas muitos procuram esquecer: a idade pode enfraquecer o corpo, mas se o espírito do homem permanece forte, ele pode lutar.

Os Calebes de hoje em dia

Infelizmente, cada vez mais pessoas têm se sentindo rejeitadas pela sociedade após o envelhecimento. Isso traz não apenas a solidão, como também a depressão, responsável pela causa de inúmeras doenças físicas e emocionais.

Entendendo o perigo dessa situação e conhecendo o valor dos mais velhos, a Universal criou, em 2012, o Grupo Calebe. O responsável pelas atividades do projeto no Brasil, Bispo Sérgio Gonçalves, explica que o objetivo do grupo é “dar mais atenção e cuidados às pessoas da melhor idade”.

Assista ao vídeo abaixo e descubra como funciona o trabalho da Universal:

O Pastor Sérgio Cam, responsável pelo trabalho realizado pelo Grupo Calebe no México, onde o vídeo acima foi produzido, explica que o projeto está no país desde 2012 e hoje já conta com mais de 5 mil integrantes no país inteiro. Ali existe, há 4 anos, um curso de alfabetização para os idosos.

“O grupo de apoio prepara os alunos para tirar o certificado da primaria e secundária, quando já estão preparados para o exame é comunicado ao Instituto Nacional Ensino Alfabetização (INEA). Os exames com os alunos são feitos e recebem o certificado reconhecido pelo INEA. E para muitos tem sido uma benção aprender a ler a Bíblia”, explica o Pastor.

Em cerca de 110 países e nos cinco continentes, o Calebe atua visando melhorar a qualidade de vida de cada pessoa. O casal de argentinos Maria e Eduardo contam que, antes de chegar ao grupo, sofriam com depressão e desejo de suicídio. No Calebe, puderam encontrar forças e ferramentas para superar esses problemas.

“O Grupo Calebe nos presenteou com muitas coisas: amor, atenção e com todo o tipo de ajuda, porque uma pessoa adulta, muitas vezes, também se sente só, desamparada ou pensa que, porque o tempo passou, não tem oportunidades de fazer coisas na vida e aprender”, explica Maria. Assista ao seu testemunho completo clicando aqui.

Milhares de auxiliados

No mundo inteiro o Calebe realiza ações sociais e reuniões que contam com atividades físicas, palestras, cursos e, principalmente, auxílio espiritual. Atualmente são aproximadamente 318 mil integrantes, fora os milhares auxiliados por diversas ações sociais.

“O Grupo Calebe tem desempenhado o papel de auxiliador no processo de superar traumas e derrubar os medos que surgem com os anos”, explica o Bispo Sérgio. “É comum ouvirmos dos idosos que são vítimas de rejeição, agressão e atacados em seu próprio lar seja por palavras ofensivas, ataques físicos ou há aqueles que literalmente são roubados. O Calebe assumiu o papel de ajudá-los a não apenas vencer esses sofrimentos, mas oferecer o apoio que tanto necessitam, seja os levando a conhecer seus direitos, ou movendo-os a apelar ao poder da fé”.

Assista ao vídeo abaixo, produzido pelo Calebe da Espanha:

Seja há quase 3.500 anos, quando Calebe viveu, ou hoje em dia, quando milhares de idosos fazem parte do Grupo Calebe, é a fé quem faz dos mais velhos os mais fortes. Não fique de fora dessa comunidade. Clique aqui e saiba onde encontrar o Grupo Calebe mais próximo de você.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagens: Universal